Artigos imperdíveis na nova edição da Revista CEJ
Já esta disponível no endereço eletrônico, www.cjf.jus.br/cjf, na aba CEJ - Centro de Estudos Judiciários, Portal de Publicações, a última edição da Revista CEJ.
A publicação de número 59, do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), do Conselho da Justiça Federal (CFJ), traz 13 artigos sobre temas como: Análise da Primavera Árabe: Um Estudo de Caso sobre a Revolução Jovem no Egito, das autoras Leila Maria Da"juda Bijos e Patrícia Almeida da Silva, que explicam a Primavera Árabe como um fenômeno originado no Oriente Médio e norte da África, nos anos 2010 e 2011. O movimento ocorreu quando a sociedade civil rebelou-se contra a opressão e a corrupção dos ditadores de seus países e clamou por melhorias sociais.
O autor Gabriel Alves de Barros faz uma análise da adoção de crianças por estrangeiros no sentido de esclarecer os questionamentos mais comuns sobre o assunto, ainda desconhecido no âmbito acadêmico e pela população em geral.
Outro tema abordado e de interesse da sociedade e da comunidade jurídica internacional é “A Internacionalização dos Direitos Humanos: análise da proposta liberal universalizante”, de Debora Soares Guimarães. A autora questiona se é possível alcançar uma concepção universal dos direitos humanos sem violar o pluralismo jurídico e a noção de espaço incomensurável dos valores.
Esses são alguns dos artigos que podem ser vistos nessa edição da Revista CEJ, uma publicação destinada a divulgar artigos doutrinários de interesse para a Justiça Federal e a comunidade jurídica em geral. Para uma melhor visualização, recomenda-se o uso do browser Mozilla Firefox ou Internet Explorer 7.0 (ou versão superior) como navegador do portal.
CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL
Assessoria de Comunicação Social