Corregedor-regional da Justiça Federal inicia correição em Alagoas
O desembargador federal, Francisco Barros Dias, corregedor-regional do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), abriu na manhã desta segunda-feira (7/10), a Correição Ordinária na Justiça Federal em Alagoas (JFAL), que acontece de 7 a 11 de outubro de 2013, tão somente para autos processuais físicos, na sede da JFAL e nas Subseções Judiciária de União dos Palmares, Arapiraca e Santana do Ipanema.
O diretor do Foro, juiz federal André Luís Maia Tobias Granja, deu as boas-vindas ao corregedor, destacando a sua larga experiência, tanto como juiz federal na Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, como desembargador federal no Tribunal Regional Federal da 5ª região, com sede em Recife.
O desembargador Barros Dias explicou que a correição não acontece como instrumento repressor, mas sim como uma oportunidade de integração, colaboração, sinergia e busca de melhorias para a eficiência jurisdicional. Para o corregedor, a Justiça Federal presta um serviço de alta eficiência, pela qualidade de seus servidores e magistrados. “Pode ser também a melhor do mundo, pois tem um quadro técnico e as condições, mas é preciso trabalhar uma nova concepção, a de que cada juiz, além de profundo conhecedor das ciências jurídicas, deve ter um razoável conhecimento de gestão”, observou, ao defender as reuniões de equipes como uma prática rotineira necessária à eficiência do trabalho.
O diretor do Foro, André Granja encerrou o evento de abertura da correição, ressaltando que as palavras do corregedor levam a uma reflexão sobre o maior desafio da magistratura nos dias atuais: a gestão de processos. “Otimizar a gestão de processos é uma desafio diante da natural resistência a mudança que todos nós temos, não somente pelo conservadorismo que é próprio da natureza humana, mas também porque muitos magistrados têm a tendência a achar que a gestão de processos é uma questão de ‘livre convencimento’, como se tivesse necessariamente vinculação ao mérito das decisões judiciais”, registrou o magistrado ao exaltar a defesa do corregedor no sentido de disseminação de boas práticas de gestão processual.
Cinco equipes de técnicos acompanham o corregedor Barros Dias, além da juíza auxiliar Lidiane Bomfim, da Seção Judiciária de Sergipe. Na próxima sexta-feira, às 15 horas, o Desembargador Francisco Barros Dias apresentará um diagnóstico do trabalho realizado ao longo desta semana, com indicações de onde há boas práticas e onde haverá necessidade de melhorias de atividades.
De terça a quinta-feira, o corregedor percorrerá as Subseções de Santana do Ipanema, Arapiraca e União dos Palmares, assim como a Seção Judiciária de Alagoas, com sede em Maceió, fazendo junto com sua equipe o levantamento das atividades nas varas, bem como nos setores administrativos da JFAL. Questionários também foram enviados às unidades judiciárias para serem respondidos.
Supervisão de Comunicação
Justiça Federal em Alagoas