Corregedor do TRF5 encerra correição na Justiça Federal em Alagoas
Com o registro das boas práticas para que possam ser copiadas, recomendações necessárias ao aperfeiçoamento das atividades e apresentação de alguns problemas burocráticos, pequenos ajustes que podem ser corrigidos para garantir maior eficiência, o corregedor-geral do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador federal Francisco Barros Dias, encerrou na tarde desta sexta, 11 de outubro, a correição nos processos físicos da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), iniciada na segunda-feira, dia 7.
O diretor do Foro da JFAL, juiz federal André Luís Maia Tobias Granja, abriu a reunião parabenizando o corregedor Barros Dias e toda sua equipe pelo trabalho realizado, exaltando a política da Corregedoria voltada à disseminação de boas práticas entre as varas federais da 5ª região.
O corregedor-geral Francisco Barros Dias apresentou relatório sobre os trabalhos realizados e informou que os processos eletrônicos passarão por correição num prazo de 15 dias. “A Seção Judiciária de Alagoas não tem qualquer problema grave, apenas pequenas correções burocráticas e ajustes que são necessárias melhorias das atividades. O número de processos existentes é compatível, assim como registramos práticas que podem ser reproduzidas”, observou.
O des. Barros Dias citou como importante exemplo a ser seguido, como uma boa prática em Alagoas, a unidade de trabalho nas secretarias das Varas entre os servidores, com distribuição equânime de tarefas e unificação dos trabalhos e resultados.
Dentre as recomendações de melhorias foi citado um melhor controle do tempo no cumprimento de mandados judiciais; realização de mais reuniões entre diretores de secretarias e equipes; entre juízes e equipes entre outras medidas que podem dinamizar as atividades jurisdicionais.
Ao encerrar a reunião, o juiz diretor do foro André Granja anunciou que os magistrados irão se reunir para analisar as propostas e viabilizar o cumprimento das determinações vindas da corregedoria, implementando medidas voltadas a melhoria dos serviços, notadamente quanto à central de mandados (CEMAN) da Seção Judiciária de Alagoas.
Supervisão de Comunicação
Justiça Federal em Alagoas