Encontro nacional de juízes federais em Maceió é aberto com presença de autoridades dos três Poderes da República

Imagem: Diretor do Foro da JFAL,  André Granja abre  encontro nacional de  juízes federais

Fonte: JFAL

O diretor do Foro da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), juiz federal André Luís Maia Tobias Granja abriu na noite de ontem (31/10), no Teatro Deodoro, o XXX Encontro Nacional dos Juízes Federais, que se realiza pela primeira vez em Maceió e contou com a presença do governador do Estado de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, do presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros, dos senadores Fernando Collor de Melo e Benedito de Lira, do corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Arnaldo Esteves Lima, do presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, des. Francisco Wildo de Lacerda Dantas, do Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas.des. José Carlos Malta Marques, do Presidente da AJUFE, des. Nino Toldo, e outras autoridades.

O diretor do foro deu as boas vindas à terra dos Marechais, ressaltando a figura histórica Deodoro da Fonseca, fundador da justiça federal do Brasil, há 123 anos, com a edição do Decreto nº 848, de 11 de outubro de 1890, e cujo nome batiza o Teatro onde ocorreu a solenidade. “Este prédio tem um valor histórico para a justiça federal de Alagoas, pois foi aqui instalada provisoriamente a primeira vara federal do Estado, por ocasião da recriação da justiça federal de 1º grau no ano de 1967, quando passaram a atuar o juiz federal substituto Pedro da Rocha Acioli e o juiz federal titular Carlos Gomes de Barros”, disse André Granja. Ao falar sobre o tema do encontro, “a magistratura do futuro”, André Granja desejou a todos que encontro fecundo em ideias e que os entendimentos construídos reforçassem a coesão da categoria.

O presidente da Ajufe (Associação dos Juízes Federais), desembargador federal Nino Oliveira Toldo, saudou o Estado de Alagoas, exaltando nomes de ilustres alagoanos nas artes, na política, na literatura e do direito, ao citar Graciliano Ramos, Jorge de Lima, Lêdo Ivo, Aurélio Buarque de Holanda, Hermeto Pascoal, Pontes de Miranda e o menestrel Teotônio Vilela. Agradeceu ao coordenador de honra do evento, ministro Humberto Martins, que não pôde comparecer à solenidade de abertura, mas esteve presente desde as primeiras reuniões para realizado do encontro em Maceió.

Nino Toldo ressaltou a importância da Associação, que há mais de 40 anos representa os juízes federais, neste difícil momento atual pelo qual passa a magistratura federal brasileira, mencionando a falta de perspectiva da carreira e a necessidade de ser trabalhada uma prática republicana que valorize a magistratura brasileira. O presidente do Senado, senador Renan Calheiros, fez uso da palavra e mostrou preocupação com o excesso de recursos e a cultura de litigância no Brasil. Citou também o avanço da informatização do processo judicial. Ao falar dos 25 anos da Constituição, destacou há muitas demandas em pauta a serem regulamentadas e que precisam de aprovação pelo Congresso Nacional.

Compromisso

“No que depender do Congresso, a Constituição terá plena aplicação, com o compromisso de seguir colaborando para um Poder Judiciário mais acessível. O debate sobre Judiciário do Futuro tem estreita relação com o que os brasileiros querem para melhorar a prestação dos serviços”, disse Renan. O governador Teotônio Vilela Filho encerrou o evento exaltando a satisfação em receber o evento em Alagoas, Estado que tem destacados nomes na magistratura brasileira, nominando como exemplos o presidente do TRF5, des. Francisco Wildo Lacerda Dantas, o ex-presidente do TRF5, des. Paulo Roberto de Oliveira Lima, o ministro Humberto Martins e o saudoso ministro Humberto Gomes de Barros.

“Nada mais oportuno que debater eficiência, transparência e democratização do Judiciário para propor um horizonte mais amplo, republicano e cidadão com demandas localizadas num mundo em ebulição”, falou Teotônio Vilela. Teotônio Vilela recomendou que os visitantes reservassem um tempo para degustar as delícias da culinária, conhecer o artesanato e das belezas naturais do Estado, um dos lugares mais preciosos do mundo, com 280 km de praias lindas, lagoas e da foz do Rio São Francisco.

Para o governador, “o Judiciário do Futuro está sendo construído agora, assim como a cidadania brasileira; a esperança do povo brasileiro está boas mãos, está em vossas mãos. Sejam iluminados em suas discussões, pois o povo se inspira nos senhores.”, concluiu o governador.

Também estiveram presentes na solenidade o presidente da Assembléia Legislativa de Alagoas, dep. Fernando Toledo, o secretário de Reforma do Judiciário, Flávio Crocce Caetano, o deputado federal da Bahia, Amauri Teixeira, o Des. Pedro Inácio do TRT, a Procuradora da República Raquel Teixeira, o chefe da Defensoria Pública da União, Ângelo de Miranda Neto, o Presidente da Almagis, Pedro Ivens de França, a vice-presidente da Amatra 19, Carolina Bertrand e o Conselheiro Federal da OAB Felipe Sarmento Cordeiro. O evento prossegue nesta sexta e sábado no Radisson Hotel.

Supervisão de Comunicação

Justiça Federal em Alagoas

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade