Presidente do TRF recebe Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro
O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, Francisco Wildo Lacerda Dantas, recebeu na noite da sexta-feira, 15 de novembro, do governador Teotonio Vilela Filho, a Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca. A solenidade aconteceu no Memorial à República, em Jaraguá, e teve como objetivo homenagear brasileiros e estrangeiros que contribuíram no processo de consolidação da democracia social do País.
Francisco Wildo falou da felicidade em receber esta homenagem e a comparou ao ato cristão da crisma. “Tornei-me cidadão alagoano pela Assembleia Legislativa de Alagoas e Câmara Municipal de Maceió e hoje me sinto crismado agora com esta homenagem ímpar”, destacou o presidente do TRF5.
O desembargador ressaltou a importância da Proclamação da República e dos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto: um que proclamou a República e o outro que a consolidou. “Foi com a República que se pôde criar um Poder Judiciário independente e nasceu a Justiça Federal, por isso estou extremamente orgulhoso e feliz em receber esta homenagem no Dia da Proclamação da República”, disse Francisco Wildo. O governador Teotonio Vilela ressaltou a vida e a carreira de Francisco Wildo. “O seu currículo, presidente doTribunal Regional Federal da 5ª Região, Francisco Wildo, é tão intenso quanto invejável e Alagoas tem a sorte de tê-lo com um autêntico filho da terra de Deodoro. Isso muito nos orgulha e o senhor merece por demais essa comenda”, falou o governador.
Foram agraciados ainda com a comenda o político, diplomata e atual prefeito de Manaus (AM), Arthur Vírgílio; o empresário Emerson Tenório; o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eurico de Barros Lôbo Filho; o desembargador-presidente do Tribunal de Justiça, José Carlos Malta Marques; a escritora e antropóloga Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros; a estilista Martha Medeiros; o cineasta e integrante da Academia Brasileira de Letras Nelson Pereira dos Santos; e um dos superintendentes da operadora CVC, Valter Patriani. Além deles, recebeu a medalha esse ano, o empresário Carlos Lyra, agraciado em 2012, quando não pôde comparecer à cerimônia.
Em 2013, a Medalha de Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca completou 10 anos de existência, valorizando e incentivando as pessoas que contribuem com seu talento nos diversos setores da sociedade.