EJ/CJF implementa QR code em publicações
O CEJ/CJF acaba de implementar nas suas publicações, o QR code. Trata-se de um código de barras bidimensional, que pode ser facilmente escaneado pela maioria dos dispositivos móveis (smartphones e tablets) equipados com câmera. Esse código é convertido em texto, endereço URL, número de telefone, email, contato ou SMS.
A ideia é possibilitar ao usuário obter, de forma instantânea, o arquivo das publicações, no dispositivo móvel, não sendo necessário o acesso ao portal do CJF para realizar o download das publicações do CEJ.
Para utilizar o serviço, o usuário precisa instalar os aplicativos de leitura de ebooks e de leitor de QR Code. O indicado para o sistema Android é o “Qr Barcode Scanner” e para Apple o “Qrafter”, com o navegador Safari. Após a instalação, basta direcionar a câmera para o código e tirar a foto. O código vai apontar para o arquivo e, em segundos, o usuário terá a publicação disponível e adaptada ao tamanho da tela de seu dispositivo móvel.
Na primeira etapa, os códigos das publicações, editadas a partir de 2013, estarão disponíveis no Portal do CJF, na página do CEJ/Publicações; nos quadros de avisos dos andares e na biblioteca do CJF. Em um segundo momento, o CEJ disponibilizará o QR code também nos exemplares impressos. Já estão disponíveis os códigos para a VI Jornada de Direito Civil - Enunciados aprovados, a Revista CEJ n. 59 e 60 e a Série Monografias do CEJ n. 15 e 16.
CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL
Assessoria de Comunicação Social