História do TRF5 em vídeo encerra comemorações dos 25 anos
A exibição do vídeo institucional “A Casa do Direito”, produzido pela Divisão de Comunicação Social do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, e uma contação de causos vivenciados no Tribunal, apresentados pela servidora Lisiane Ramalho, encerrou a programação comemorativa dos 25 anos na tarde da última quinta-feira (27/03).
O vídeo foi dividido em duas partes: ficcional e documental. No roteiro do filme, a história de um pescador e a sua trajetória em busca da aposentadoria: os caminhos percorridos até a conquista do benefício, assegurado após o ingresso na Justiça Federal. O vídeo traz depoimentos dos desembargadores federais, explicando o funcionamento da Corte e será apresentado aos novos servidores que forem empossados e nas visitas de estudantes e entidades ao TRF5.
Depois, foi a vez da servidora Lisiane Ramalho encantar e levar a plateia às gargalhadas, com a sua performance sobre causos do TRF5. Da sede emprestada pelo Governo de Pernambuco às curiosidades pessoais sobre os desembargadores, a servidora cantou várias músicas e contou histórias engraçadas, curiosas e pitorescas, como a que aconteceu com Silvio Ferreira, da Subsecretaria de Material e Patrimônio, que, uma semana antes do desembargador federal Geraldo Apoliano assumir o cargo (março de 2001), o confundiu com um servidor e pediu que ele carregasse uma impressora. Aplaudida de pé, Lisiane encerrou o ciclo de comemorações dos 25 anos de maneira leve, alegre e descontraída.
Retrospectiva
Desde a última terça-feira (25), o TRF5 promoveu diversos eventos para marcar os seus 25 anos. A programação comemorativa incluiu exposição histórica, lançamento da 6ª edição da revista Argumento e do selo e carimbos personalizados, exibição de vídeo institucional, homenagens aos magistrados e aos primeiros 103 servidores do Tribunal, além de apresentações culturais.
Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5
comunicacaosocial - comunicacaosocial@trf5.jus.br