TRF5 fica em 2º lugar na Pesquisa de Satisfação realizada pelo CJF
A Justiça Federal na 5ª Região encerra o primeiro semestre de 2014 com resultados positivos: melhor desempenho no cumprimento das metas definidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o 2º lugar na Pesquisa de Satisfação realizada pelo Conselho da Justiça Federal (CJF). As boas notícias vieram com a divulgação do Relatório Final das Metas Nacionais do Poder Judiciário, disponibilizado no Portal do CNJ, e com o resultado preliminar da pesquisa “Sempre pode melhorar… e sua opinião fará diferença”, divulgado na última quarta-feira (11/06), pelo CJF.
De acordo com o estudo, a 5ª Região obteve 66% de satisfação do público. A pesquisa foi realizada no período de 18 de novembro de 2013 a 28 de fevereiro de 2014, com o objetivo de promover melhorias e traçar estratégias para o crescimento nos aspectos de atendimento, acessibilidade, tempo médio de duração dos processos, transparência e segurança judicial. Na Justiça Federal, a satisfação foi medida através da avaliação de 10 serviços, entre eles, os judiciais, o processo eletrônico, as instalações físicas, o atendimento, a localização, a disponibilidade da página na internet, entre outros.
Pesquisa - De acordo com o CJF, a pesquisa foi respondida por quase 8 mil pessoas. Desse total, 36% são usuários que fazem parte de processos judiciais e 35%, advogados. No levantamento também foi observada a participação de servidores públicos e estagiários (8%), funcionários e estagiários de escritórios de advocacia (4%), além do perfil dos participantes, formado, predominantemente, por homens (68%), contra 32% de mulheres.
O relatório aponta, ainda, que os Tribunais Regionais Federais (TRFs) foram os órgãos da Justiça Federal mais avaliados pela população. Em seguida, aparecem as seções judiciárias, as varas federais, os Juizados Especiais Federais e as Turmas Recursais dos JEFs.
Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br