Hemoal retorna à JFAL para doações de sangue

Atenção colegas servidores da Justiça Federal em Alagoas! O veículo de coleta itinerante de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) volta à sede da JFAL no dia 29 de julho de 2014 para doações locais. Mas, para isso é necessário o mínimo de 60 e o máximo de 100 voluntários previamente inscritos. Façam suas inscrições pelo ramal: 4194.

Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas. As pessoas não sabem, mas o sangue coletado é fracionado em plasma fresco, concentrado de hemácias e plaquetas - e apenas o que cada paciente necessitar é enviado para ele. Assim, a partir de uma doação, de três a quatro pessoas são beneficiadas.

O concentrado de hemácias ou glóbulos vermelhos é utilizado no tratamento de anemia, por exemplo. As plaquetas nos casos de hemorragia ou em tratamentos de pessoas com câncer. E o plasma é usado em pacientes com problemas de coagulação.

Todos os tipos de sangue devem ser doados, pois a demanda é muito grande e nada é desperdiçado. Há uma queda significativa na doação de sangue em épocas festivas e de viagens de férias, como no Natal e no Carnaval, justamente nesse período as doações diminuem, mas o consumo aumenta.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Esta quantidade, ainda sofre uma queda alarmante durante o inverno e as férias, períodos em quem os hemocentros são praticamente obrigados a operar com menos que o mínimo necessário. Ainda, complementando alguns dados estatísticos, o Ministério da Saúde divulga que os homens são responsáveis por mais de 70% das doações no Brasil e os jovens de 18 a 29 anos, correspondem a 50% dos doadores.

Para ser um doador, a pessoa deve pesar no mínimo 50 kg, estar munida de um documento com foto, além de ter entre 18 e 65 anos de idade e estar devidamente descansado e alimentado. Atendendo aos requisitos físicos e de saúde, você pode ser um doador.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade