Pleno do TRF5 indica lista tríplice para novo desembargador federal

Imagem: Juiz da JFAL, Paulo Machado Cordeiro obteve maior número de votos

Fonte: TRF5

Os juízes federais Paulo Machado Cordeiro, Ivan Lira de Carvalho e Élio Wanderley de Siqueira Filho foram indicados, hoje à tarde, pelo Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, para compor a lista tríplice que será encaminhada à presidente da República Dilma Rousseff, a quem caberá escolher o novo integrante desta Corte.

A indicação decorre da nomeação do desembargador federal Luiz Alberto Gurgel de Faria como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A escolha dos juízes federais obedeceu aos critérios de merecimento, desempenho, produtividade, eficiência e experiência, além de avaliação curricular.

Paulo Machado Cordeiro foi o mais votado

Com maior número de votos, Paulo Machado Cordeiro é natural do Rio de Janeiro, viveu na Bahia e desde 1991 adotou Alagoas como sua terra. Nomeado juiz federal em 1991, atualmente é titular da 3ª Vara da Seção Judiciária de Alagoas. Foi diretor do Foro da Seção Judiciária de Alagoas, por nove anos consecutivos; juiz convocado por mais de 30 vezes para desempenhar, em substituição, as funções de desembargador federal do TRF5 e juiz da Turma Recursal do Juizado Especial Federal de Alagoas. É mestre em Direito Público pela Faculdade de Direito de Alagoas (UFAL) e professor de Introdução ao Direito e Direito Tributário da UFAL.

Atuou como advogado, em Salvador, por 12 anos. Também naquele estado, foi auditor jurídico do Tribunal de Contas, procurador da Fazenda Nacional, procurador da República, e procurador Regional Eleitoral, além de membro do Conselho Penitenciário do Estado da Bahia. Foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas.

Segundo na lista, Ivan Lira de Carvalho é paraibano de nascimento, mas potiguar por adoção, pois tem sua vida profissional vinculada ao estado do Rio Grande do Norte. Concursado e nomeado Promotor de Justiça no RN, optou pela magistratura estadual daquele Estado, pois tinha sido aprovado para Juiz de Direito quase simultaneamente, exercendo a judicatura estadual por onze anos, seis dele na Comarca de Natal. Ingressou na Justiça Federal em 1993, sendo titularizado como juiz federal da 5ª Vara Federal/RN.

Especialista em Direito Civil Constitucional (UFRN) e em Direito Penal (Universidade de Brasília - UnB), Ivan Lira é mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem cursos na área de Direito Ambiental pela Nortewestern School of Law of Lewis and Clark College, Portland, Oregon (EUA), e pelo Centre de Recherches Interdisciplinaires em Droit de l"Environnement, del"Aménagement et de l"Urbanisme , da Faculté de Droit e des Sciences Economiques de Limoges , França, e em Direito da Informática pela Fundação Konrad Adnauer , Berlim e Munique, Alemanha. Publicou dezenas de artigos e livros em coautoria, sobre Direito de Família e Direito Ambiental, além de outras obras no campo da literatura. É professor da graduação e do mestrado em Direito da UFRN e membro da Academia de Letras Jurídicas do RN e do Instituto Histórico e Geográfico daquele Estado.

Natural da cidade do Recife, o juiz federal da 7ª Vara Federal/PE, Élio Wanderley de Siqueira Filho, é bacharel em Direito (UFPE) e em Administração de Empresas (FCAP/UPE). Foi servidor do TRF5, no cargo de auxiliar judiciário, procurador do Banco Central e professor da Universidade Católica de Pernambuco. Aprovado no II Concurso de Juiz Federal Substituto da 5ª Região, em 1993, foi promovido a juiz federal em 1996. Atuou como juiz federal substituto da 3ª Vara Federal/PE e juiz federal da 8ª Vara/PE; na Turma Nacional de Uniformização de Jurisprudência dos Juizados Especiais Federais (JEFs), além de ter sido presidente da 1ª Turma Recursal dos JEFs, diretor da Subseção Judiciária de Petrolina e diretor do Foro da Seção Judiciária de Pernambuco em dois biênios. Tem diversos artigos publicados, além de livro sobre repressão ao crime organizado.

Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade