TRF5 homenageia desembargador Francisco Wildo
Tempo de despedidas. Ontem (2), o desembargador federal Francisco Wildo também disse “até logo” ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5. Aposentado a partir desta sexta-feira (03/07), ele recebeu uma homenagem, na sala das Turmas Sul, de seus pares e de advogados, procuradores e servidores do TRF5.
A solenidade foi aberta pelo presidente do TRF5, desembargador federal Marcelo Navarro, que enfatizou o respeito e a admiração ao colega, de quem leu livros e escritos sobre teoria geral do processo e processo civil. “Eu lembro muito bem do discurso de posse de Wildo, nesta Casa. Ele se definia como um ‘orteguiano’ [relativo ao pensamento de José Ortega y Gasset], aquele que sabe que não é apenas ele, mas é ele e a sua circunstância. E a sua circunstância é a sua família, é o seu mundo, é o seu Nordeste, é a sua atuação jurídica, sua formação, os seus valores; dos quais ele sempre nos deu mostras indeléveis. Amigo, o dia hoje é seu, mas é você que nos homenageia, ficando em nossos corações”.
Para o desembargador federal Manoel Erhardt, Wildo é merecedor de várias reverências, não só por ter dedicado 52 anos de sua vida ao serviço público com talento, diligência e empenho, buscando o bem coletivo, mas por, também, conciliar a atividade judicante à acadêmica. “Destaco, ainda, a simplicidade que sempre o caracterizou, sobretudo na Presidência deste Tribunal, quando ele se colocou como intérprete dos colegas, fortalecendo a harmonia desta Corte”.
“EXEMPLO DE SUPERAÇÃO”
O advogado Nabor Bulhões, representante do Conselho Federal da OAB, ressaltou que Francisco Wildo não é um “currículo”, mas uma realidade que ele viu se estabelecer e crescer. Bulhões recordou um grave acidente sofrido por Wildo, que o levou ao coma. “Pouco mais de um ano depois, ele se submeteu a um concurso para professor-assistente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e teve um desempenho notável, obtendo nota 10 na prova oral. Além do grande juiz, do grande jurista e grande processualista que é, Francisco Wildo é um exemplo de superação. A sua trajetória me permite afirmar que ele nunca fez da vida, da liberdade e do patrimônio dos seus jurisdicionados a sua rotina; ele sempre decidiu com a coragem das suas convicções “.
Emocionado, Wildo avaliou que trabalhou no “menor e melhor” tribunal regional desse País. “Melhor não só pela produtividade, que se alcança graças ao grau de excelência do corpo de funcionários que aqui moreja, mas porque encontrei e deixei nessa Casa um grupo de colegas extremamente dedicados à árdua tarefa de realizar justiça. O TRF5 sempre pugnou por preservar esse ideário. Desligo-me desse grupo contristado de saudades, ainda que sempre faça parte dele pelo coração”.
O magistrado recebeu, ainda, homenagens do procurador-regional Francisco Machado, do presidente da seccional alagoana da OAB, Thiago Bonfim, e do seu assessor Rodrigo Lins de Lima, em nome do Gabinete. Ao final, o TRF5 presenteou-o com uma placa comemorativa à aposentadoria. Em paralelo, o relatório de gestão da Presidência de Francisco Wildo, ocorrida durante o biênio 2013-2015, foi distribuído.
Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br