Setor de Saúde da JFAL e Uniodonto promovem exame bucal de prevenção
A Uniodonto Maceió prossegue até esta quinta-feira (6/8) com sua unidade móvel e auditores realizando atividades de exame preventivo e orientações sobre promoção de saúde bucal na Justiça Federal em Alagoas (JFAL). A ênfase é a abordagem em prevenção contra o câncer de boca. O veículo fica ao lado da entrada do salão nobre no horário das 13h às 17h no edifício sede da JFAL.
Na terça-feira, primeiro dia do atendimento, a auditora Edileuza Bezerra chamou a atenção e orientou servidores sobre o auto-exame preventivo do câncer de boca. “O câncer de boca tem cura se for descoberto cedo, daí a importância desse exame e dos cuidados com a saúde bucal”, destacou, enquanto atendia ao servidor da 2ª Relatoria da Turma Recursal, Robson Araújo.
Segundo a odontóloga, a prevenção e os cuidados devem começar desde quando o bebê nasce. “É preciso também verificar pontos como uma prótese mal adaptada, restos de raiz dentária, hábitos como morder a caneta ou a língua e até mesmo aparelhos ortodônticos mal colocados, pois tudo pode ser um fator para o desenvolvimento de problemas e até câncer bucal”, alertou Edileuza, ao ressaltar ainda a importância da visita regular ao dentista e da limpeza com escovação e fio dental cinco vezes ao dia.
Dica
Nesta quarta-feira, o dentista Francisco Muritiba prossegue com os exames preventivos e orientações aos servidores da JFAL. “A escova deve ser macia, nunca média e dura e a escovação deve ser suave para não ferir, nem retrair a gengiva”, orientou.
A coordenadora da Seção de Saúde, Carolinne Rodrigues convida, portanto, a todos os servidores e magistrados a participarem da Semana de Educação em Saúde Bucal e Prevenção contra o Câncer Bucal: uma ação promovida pela Seção de Saúde em parceria com a Uniodonto Maceió.
“Importante lembrar que a prevenção é sempre o melhor remédio. O câncer de boca representa um sério problema de saúde em quase todos os países do mundo e também no Brasil”, ressalta Carolinne. Estima-se que anualmente ocorram 350.000 novos casos de câncer de boca no mundo. No Brasil, aproximadamente 11.000 novos casos de câncer de boca são esperados para o próximo ano sendo que 4.000 somente no Estado de São Paulo.
Os dados oficiais indicam que o câncer de boca é a terceira sede anatômica mais frequente nos homens e a sétima nas mulheres. Cerca de 10% de todos os tumores que ocorrem em nosso país tem origem e se desenvolvem nas estruturas da boca e seus anexos.
“O exame de detecção do câncer bucal deve ser parte integrante tanto do exame médico quanto do odontológico, pois a detecção precoce é fundamental. Os cânceres com menos de um centímetro de diâmetro geralmente podem ser facilmente curados. Infelizmente, a maioria dos cânceres orais só é diagnosticada após já ter ocorrido à disseminação para os linfonodos da região mandibular e do pescoço. Devido à detecção tardia, 25% dos cânceres bucais são fatais”, explica a coordenadora de Saúde da JFAL.
Comunicação JFAL