Caixa da OAB/AL afere pressão arterial e faz teste de glicemia na JFAL
Exames simples como aferição da pressão arterial e teste de glicemia previnem doenças como a diabetes e a hipertensão arterial. Por essa razão, a Caixa de Assistência dos Advogados da OAB Alagoas realiza mais uma ação de saúde na Justiça Federal em Alagoas (JFAL), na tarde desta quarta-feira, 9 de setembro, em parceria com a Seção de Saúde da JFAL.
A pressão alta como é conhecida, é uma condição crônica em que a pressão exercida pelo sangue nas artérias se mantém elevada. Muitas pessoas possuem pressão alta durante anos, sem ter conhecimento disso. Na maioria das vezes, a patologia não apresenta sintomas, porém quando permanece sem tratamento, causa danos nas artérias e órgãos vitais do corpo.
A hipertensão arterial é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. No mundo, cerca de 7 milhões de pessoas morrem a cada ano e 1,5 bilhão, adoecem por causa da pressão alta.
O servidor Alberto Amâncio, um dos mais antigos da casa, falou sobre a importância de exames simples com esses para a prevenção em saúde. “A vida e o próprio trabalho, que lida com causas relevantes, submete o servidor a uma carga de estresse elevada, daí ser tão importantes exames simples e rotineiros com esses”, destacou.
O exame de glicemia faz a dosagem de glicose e avalia a possibilidade de pacientes desenvolverem a diabetes, doença que também causa muitos problemas e pode (em alguns casos) ser prevenida.
Comunicação JFAL