Vídeo sobre a história da Justiça Federal em Alagoas lançado no Teatro Deodoro

Imagem: Documentário foi lançado no Complexo Cultural do Teatro Deodoro

Fonte: JFAL

Imagem: Diretor do Foro, Frederico Dantas presidiu solenidade

Fonte: JFAL

Imagem: Desembargador Francisco Wildo recebe placa que o homenageia

Fonte: JFAL

Imagem: Des. Paulo Roberto de Oliveira Lima faz relato sobre história da JFAL

Fonte: JFAL

A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) lançou, ao final da tarde da última sexta-feira (16 de outubro), a primeira parte do vídeo sobre suas memórias, num evento de comemoração aos 125 Anos da Justiça Federal no Brasil, no Complexo Cultural do Teatro Deodoro. O diretor do Foro, juiz federal Frederico Wildson da Silva Dantas abriu a solenidade lembrando o valor simbólico da escolha do local para o lançamento. “Foi aqui, no Teatro Deodoro, onde em sua segunda fase no Estado de Alagoas foi reinstalada a Justiça Federal, funcionando de 1967 a 1969 no Salão deste Teatro”, relembrou Frederico Dantas, ao agradecer à diretora Sheila Maluf.

O desembargador federal, Paulo Roberto de Oliveira Lima foi o palestrante e contou causos curiosos ocorridos ao longo da história da JFAL, arrancando risos da plateia. “Hoje não vou fazer uma palestra, mas vim aqui num momento especial como este para ter uma conversa informal sobre essa história e, em nome do meu colega Francisco Wildo e do filho do nosso fundador, dr. Arnoldo Gomes de Barros, que é a encarnação da presença de seu pai, Carlos Gomes de Barros, cumprimento a todos neste evento”, disse o desembargador.

Paulo Roberto disse ter sido testemunha de parte dessa história, numa época que a Justiça Federal ainda era muito nova, ainda em formação. Apesar de não ter acompanhado sua instalação, contou que no início era mesmo diminuta, com apenas 11 servidores no dia 2 de maio de 1967, com dois juízes federais: Carlos Gomes de Barros (in memorian) e Pedro da Rocha Acioli.

“No primeiro ano de funcionamento tramitavam 227 processos, que se formos fazer uma comparação, veremos o contraste desse primeiro momento e hoje, pois até 2014 tramitavam quatro milhões de processos com 20 juízes”, observou. O desembargador federal disse está há 15 anos fora da Seção Judiciária de Alagoas, atuando no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, mas ao mesmo tempo é sempre muito ligado à JFAL, que define como uma Justiça “proba, operosa e extremamente organizada”.

Segundo Paulo Roberto, a Justiça Federal tem uma existência secular sem desonestidade, com tradição de seriedade e respeito à comunidade. “E especialmente aqui na Justiça Federal em Alagoas, usando mesmo o nordestês: nunca deixamos a trouxa arriar”, comentou com espontaneidade, ao falar que hoje, depois de tantos anos, mudou o quadro de servidores, mas não mudou a garra e a vontade de sempre acertar na JFAL.

Por fim, concluiu que essa bonita história realmente precisava ser registrada e perpetuada, daí ter sido uma excelente ideia produções com essa do vídeo de resgate histórico que se lança agora o primeiro de outros que virão.

Homenagem

O desembargador federal emérito Francisco Wildo Lacerda Dantas foi homenageado com uma placa oferecida pelos magistrados da JFAL, e entregue pelo seu filho e diretor do Foro, juiz federal Frederico Dantas, que o cumprimentou pelos relevantes serviços e dedicação durante tantos anos na Justiça Federal.

Emocionado, o desembargador Francisco Wildo agradeceu aos magistrados e em especial ao seu filho Frederico Dantas pela homenagem recebida. “Tenho muito orgulho de fazer parte da Justiça Federal, pois sem isso não há democracia, uma Justiça que foi criada junto com a República, inaugurando assim o sistema de democracia que hoje se registra e se comemora seus 125 anos”, destacou Francisco Wildo.

A solenidade foi prestigiada por magistrados da JFAL, servidores e autoridades. A mesa de honra foi presidida pelo diretor do Foro, Frederico Dantas, representada ainda pelos desembargadores federais, Francisco Wildo e Paulo Roberto de Oliveira Lima; pelo secretário do Gabinete Civil, Fábrio Farias, representando o governador Renan Filho; pelo presidente da Associação dos Juízes Federais da 5ª Região, Antônio José de Carvalho Araújo; pelo procurador-chefe da República em Alagoas, Rodrigo Tenório e pelo presidente da OAB Alagoas, Thiago Bomfim.

O vídeo foi coordenado pelo juiz federal Antônio José de Carvalho Araújo, com pesquisas e entrevistas da Supervisão de Comunicação e produzido pela Auge Produtora. O evento contou com uma exposição de fotos históricas sobre várias fases da JFAL e visita ao Salão Nobre do Teatro Deodoro.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade