Novembro Azul: alerta aos homens

Se no mês de outubro a Campanha Outubro Rosa movimentou todo o mundo com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância de se fazer o exame preventivo do câncer de mama, em novembro o mês é dos homens. A Campanha Novembro Azul tem como finalidade despertar no sexo masculino a necessidade de realizar anualmente, a partir dos 45 anos, os exames preventivos de câncer de próstata.

O câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, já que cerca de 3/4 dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Os fatores de risco incluem a idade avançada, histórico familiar, fatores hormonais e hábitos alimentares como dietas ricas em gordura e pobres em verduras, vegetais e frutas.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), detectar precocemente a doença - antes que os sintomas se manifestem - aumenta para 90% as chances de cura. O câncer de próstata atinge um em cada seis homens, é mais comum a partir dos 40 anos e é responsável por cerca de 13 mil mortes no Brasil desde 2011.

O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso seja constatado aumento da glândula ou PSA alterado, o paciente é submetido a uma biópsia para averiguar se o tumor é maligno ou não.

O tratamento do câncer de próstata varia de acordo com o tamanho e a classificação do tumor. Podem ser realizados procedimentos como protatectomia radical, que é a remoção cirúrgica da próstata, a radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos.

Prédios iluminados em azul

Alguns dos principais prédios e monumentos de Brasília ganharam uma iluminação especial em referência à campanha Novembro Azul. Entre os prédios iluminados de azul estão o Congresso Nacional, Memorial JK, Palácio do Buriti, Catedral Metropolitana, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto.

Este é o terceiro ano de campanha pelo diagnóstico precoce da doença.

“Nós, da Justiça Federal de Alagoas também estaremos engajados na divulgação desta campanha tão importante, entre nossos servidores. É muito importante levar dados assim a conhecimento da população. Doenças como o câncer em geral merecem total atenção da sociedade, uma vez que vitimam cada vez mais pessoas no mundo. Caso diagnosticado com tumor maligno, o paciente precisa ser submetido a outros exames para ver o tamanho do mesmo e também se ocorre ou não a metástase (que é a disseminação do câncer para outros órgãos”, destaca Carolinne Rodrigues, supervisora da Seção de Qualidade de Vida da JFAL.

Como sempre a prevenção é sempre o melhor remédio.

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade