TRF5 é destaque no uso do PJe
O Processo Judicial eletrônico (PJe) superou 6 milhões de processos em tramitação no mês de outubro, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na Justiça Federal, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 é o maior usuário do sistema, com mais de 146 mil de feitos em tramitação.
O PJe já foi implantado em 44 tribunais - 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), 16 Tribunais de Justiça (TJs), dois Tribunais Regionais Federais (TRFs), dois Tribunais de Justiça Militar estaduais (TJMs), além do Conselho da Justiça Federal (CJF) e do CNJ. O sistema opera desde 2011, proporcionando economia aos tribunais e mais celeridade e transparência aos julgamentos.
Versão - De acordo com a Resolução CNJ 185/2013, que regulamentou o uso do sistema, o PJe deve ser adotado em todo o Judiciário até o final de 2018. Atualmente, o CNJ finaliza a versão 2.0, que será lançada até o início de 2016 com foco no usuário, garantindo um sistema mais simples. Além de adequações necessárias para atender ao novo Código de Processo Civil, também estão sendo desenvolvidos o módulo criminal e o módulo de precatórios.
Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br