JFAL desenvolve campanha Adote um Copo
A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) iniciou a campanha institucional Adote um Copo. A iniciativa faz parte do Programa Socioambiental da JFAL. Magistrados, servidores e colaboradores receberão uma caneca térmica personalizada como incentivo para adesão a essa medida.
O objetivo é contribuir com a preservação ambiental e, ao mesmo tempo, colaborar para a redução dos gastos com aquisição de copos descartáveis. Num cenário de déficit orçamentário, todos os esforços serão válidos no sentido de gerar economia nos gastos públicos. A partir da incorporação desta medida, os copos descartáveis disponibilizados serão destinados, prioritariamente, ao público externo. Espera-se o engajamento de todos para o sucesso dessa campanha.
A utilização de copos descartáveis gera resíduos desnecessários, sua fabricação emite CO2 e outros gases na atmosfera. Copos plásticos são produzidos a partir do petróleo. Esse combustível, escasso e caro, é responsável por grandes impactos ambientais na sua extração e nos acidentes que muitas vezes ocorrem.
A servidora Andréa Medeiros, secretária do Núcleo de Gestão de Pessoas aprovou a idéia. “Achei muito legal a iniciativa de presentear cada servidor com uma caneca de inox. Isso mostra que a gestão do órgão está preocupada com a sustentabilidade. Acredito que essa ação vai diminuir o consumo de copos descartáveis beneficiando o meio ambiente, e até estimular os servidores a consumirem mais água, o que é muito bom para a saúde”, diz Andréa.
A degradação do copo plástico pode variar de 200 a 450 anos, período em que o mesmo fica exposto no meio ambiente. A reciclagem desse material não é viável para os catadores locais. Calcula-se que, a cada ano, um servidor use pelo menos 500 copos. Se a JFAL conta com uma força de trabalho de 663 pessoas, o desperdício total anual, à grosso modo, chegará a 331.500 copinhos, sem contar com o que é consumido pelo público externo.
Faça a sua parte! Use sua caneca todos os dias!
Comunicação JFAL