Servidor da JFAL desenvolve aplicativo para denúncias de focos do mosquito Aedes aegypti
O aplicativo Juntos pela Saúde - tecnologia que permite ao cidadão denunciar os focos do mosquito Aedes aegypti, foi desenvolvido por um servidor da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), José Alencar Feitosa Neto. Por meio de cooperação técnica entre a empresa alagoana Rastru e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a tecnologia estabelece um canal de comunicação entre o cidadão e a gestão pública.
Com o aplicativo, ao observar algum foco de mosquito, será possível, facilmente, e de forma anônima, enviar para os gestores públicos um registro (denúncia), inclusive adicionando fotos, vídeos, áudio e localização geográfica.
O programa pode ser baixado, gratuitamente, por dispositivos com sistema Android, por meio da loja virtual Play Store. Em breve, o aplicativo também estará disponível na versão iOS.
Segunda a secretária de Saúde, Rozangela Wyszomirska, agora a população dispõe de mais uma arma na luta contra o mosquito, facilitando o engajamento de todos na causa. “Essa tecnologia proporciona ao cidadão um canal para denúncia junto ao poder público, como também o Estado passa a fiscalizar se os municípios alagoanos estão realmente atuando onde há evidências de focos do Aedes aegypti”, ressaltou Wyszomirska.
A JFAL está engajada na luta contra o mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunha e da zica, que causa microcefalia em bebês, cujas mães tiveram contato com o zica vírus, por meio da Campanha #ZIKAZERO.
Além do aplicativo, existe um número gratuito de Disque-Dengue: 0800 284 81 89 ou então pelo telefone: 3221-2523. Denunciem focos, ajude a vencer esse grave problema de saúde pública!
(Com informações de assessorias)