JFAL faz conscientização sobre uso racional da água
O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março. O tema do Dia Mundial da Água 2016 é “Água e Empregos”. Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.
A JFAL, por meio de sua Comissão Sócio-Ambiental, reforça junto aos seus membros a necessidade de utilizar racionalmente esse recurso natural, tanto do ponto de vista da importância desse bem para o meio ambiente, quanto para contribuir com a redução das despesas de custeio, evitando desperdícios.
Vale ressaltar que a administração da JFAL pretende promover a instalação de descargas e torneiras com dispositivos que geram economia de água nas dependências da Sede e Subseções Judiciárias.
Os possíveis vazamentos nas instalações hidráulicas deverão ser comunicados à Seção de Administração Predial e Engenharia, pelo ramal 1459.
Outro aspecto que merece ser salientado é o consumo interno de água mineral. Somente no exercício de 2015, foram consumidos na JFAL 4.976 garrafões de 20 litros, tanto pelo público interno quanto pelo externo. Nos primeiros meses de 2016, percebeu-se um incremento do consumo, em parte explicada pelo calor intenso sentido nessa época do ano. Outro fator que pode estar relacionado a esse aumento na demanda foi a recente distribuição das canecas térmicas, que possuem uma capacidade maior que o copo descartável.
“Espera-se que todos se engajem nessa campanha para o uso consciente da água em suas formas de utilização, seja nas próprias residências ou nas dependências da JFAL”, destaca a coordenadora da Comissão Sócio-Ambiental da JFAL, Giselle Rolemberg.
Todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida. A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural e como utilizado com cuidado é uma das principais metas do Dia da Água.
A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas - ONU. Mesmo o planeta Terra sendo constituído aproximadamente 70% de água, apenas 0,7% de toda a água do mundo é potável, ou seja, adequada para o consumo humano.
Origem do Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU, através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra. Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:
-
A água faz parte do patrimônio do planeta;
-
A água é a seiva do nosso planeta;
-
Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
-
O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
-
A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
-
A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
-
A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
-
A utilização da água implica respeito à lei;
-
A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
-
O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.