Iniciado curso *Programa de Desenvolvimento de Lideranças*
Com a finalidade de iniciar a implantação do desenvolvimento de liderança individual e coletiva e assim promover a melhoria do desempenho e das relações de trabalho, administrativos e dos seus serviços prestados, a Justiça Federal em Alagoas (JFAL) realiza o curso “Programa de Desenvolvimento de Lideranças - PDL” na modalidade presencial para os servidores em cargo de gestor.
O curso aborda temas como: Gestão da Mudança; Atuação Sistêmica; Orientação estratégica; Gestão de Pessoas e Comunicação eficaz. Atuará como instrutor Ruy de Alencar Matos, diretor da EMCO, Empresa de Consultoria Organizacional há 30 anos no mercado de treinamento e consultoria organizacional, graduado em psicologia, especialista em psicologia organizacional e do trabalho e mestre em ciência política.
O Programa de Desenvolvimento de Lideranças busca fortalecer uma cultura gerencial participativa e inovadora, a partir de conhecimentos que reforcem objetivos e valores comuns em seus participantes. “Este programa estimula o participante a assumir seu papel de liderança empreendedora, educadora e cidadã no espaço de trabalho onde atua, construindo, com a atitude de participação e com o sentimento de interdependência, um todo institucional que transcende os limites de cada unidade organizacional da Seção Judiciária”, diz o instrutor Ruy Mattos.
Dessa forma, ao desenvolverem o papel de liderança, os gestores engajam-se na construção solidária do futuro da instituição, fortalecendo as relações de interdependência entre as diversas unidades da JFAL e reforçando o espírito de equipe em suas unidades organizacionais.
Com carga horária de 64 horas de aulas, o curso tem quatro módulos de ensino-aprendizagem sobre Liderança, Gestão, Cidadania Organizacional, Desenvolvimento de Equipe e Comunicação Interpessoal. O primeiro módulo foi ministrado nos dias 17 e 18 de maio, e segue o seguinte cronograma: 21 e 22 de junho - II Módulo; 26 e 27 de julho - III Módulo e 30 e 31 de agosto - IV Módulo.
O evento se destina e gestores da Seção Judiciária de Alagoas e é de participação obrigatória aos ocupantes de funções e cargos comissionados de natureza gerencial (FC-05, FC-06 e CJ-03) que ainda não integralizaram a carga-horária de 30 horas de aulas, exigida a cada dois anos.
Comunicação JFAL