Posse solene de Élio Siqueira como desembargador federal do TRF5 ocorre nesta segunda (6)
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 realiza nesta segunda (6), às 16h, no Teatro de Santa Isabel, a solenidade de posse de Élio Wanderley de Siqueira Filho no cargo de desembargador federal. O magistrado assumirá a vaga pelo critério de merecimento, em decorrência da aposentadoria do desembargador federal emérito Francisco Wildo Lacerda Dantas, ocorrida em julho de 2015. Na ocasião, a Orquestra Crescendo na Harmonia, apoiada pelo TRF5, fará sua primeira a apresentação.
Siqueira será saudado pelo desembargador federal Manoel Erhardt, em nome do TRF5; pelo procurador-regional da República na 5ª Região, Antônio Edílio Magalhães Teixeira; e pelo representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Pernambuco, Pedro Henrique Reynaldo Alves.
Natural do Recife - PE, Élio Wanderley é bacharel em Direito (UFPE) e em Administração de Empresas (FCAP/UPE). Foi servidor do TRF5, no cargo de auxiliar judiciário (1989-1993); procurador do Banco Central; e professor da Universidade Católica de Pernambuco. Aprovado no II Concurso para Juiz Federal Substituto da 5ª Região, em 1993, foi promovido a juiz federal titular em 1996. Foi diretor da Subseção Judiciária de Petrolina (1996-1999); e diretor do Foro da Seção Judiciária de Pernambuco em dois períodos: de 2003 a 2044 e em 2009. Antes da sua nomeação como desembargador (publicada no Diário Oficial da União do dia 29/04), estava como titular da 7ª Vara Federal da Justiça Federal em Pernambuco.
Crescendo na harmonia - A Orquestra Infantil Crescendo na Harmonia, formada por 22 crianças da Comunidade do Pilar e das escolas do Pilar e Pedro Augusto, fará sua primeira apresentação durante o evento. No repertório, as músicas “Exodus”, de Ernest Gold, “Amazing Grace”, de John Newton, e “My Way”, de Paul Anka.
A Orquestra foi fundada em dezembro de 2015, quando o TRF5, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania e a Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), realizou uma doação de violinos do tipo ¾ ao grupo. A compra dos instrumentos foi feita com recursos advindos da venda de papel (processos e documentos que já cumpriram a sua função e temporalidade legal) fragmentado e prensado para reciclagem. Estatísticas do TRF5 dão conta que, somente no ano passado, foram doadas 50 toneladas de papel.
Desde então, o grupo vem ensaiando sob a coordenação do maestro Deoclécio Reis. Nesta segunda, durante a posse solene do desembargador Élio Siqueira, será a vez do grande público conhecer o resultado desse trabalho.
Comunicação TRF5