CG-PRIM: priorização do primeiro grau em pauta
O Comitê Gestor Regional para Implementação e Gestão da Política Nacional de Atenção Prioritária e Orçamentária do Primeiro Grau de Jurisdição (CG-PRIM) reuniu-se na sexta (17/6), na Sala do Conselho de Administração do Tribunal. O encontro teve como ponto central a elaboração do plano de ação, referente às nove linhas da Política, conforme estabelecido na Resolução n. 194/2014 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Uma das medidas propostas foi a criação de comissões de prevenção de litígios, a exemplo de iniciativa da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte (SJRN), com o papel de identificar em seu nascedouro demandas potencialmente de massa, evitando o ajuizamento de ações repetitivas.
REDE - Dentre as deliberações, ficou acertado que o CG-PRIM, com o apoio da Associação dos Juízes Federais da 5ª Região (Rejufe) desenvolverá uma metodologia de gestão participativa para fortalecer o envolvimento dos magistrados e servidores nos trabalhos do comitê e na formulação e execução de políticas judiciárias. “Pretende- -se ainda formar uma rede com os comitês dos cinco TRFs, visando à troca de experiências e à difusão de boas práticas”, ressaltou o juiz federal Leonardo Resende, coordenador do CG-PRIM.
Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br