Presidente do TRF5 inaugura anexo da Subseção Judiciária de Arapiraca
O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador federal Rogério de Meneses Fialho Moreira inaugurou na manhã desta sexta-feira (26/08) o anexo do prédio sede da Subseção Judiciária de Arapiraca que a partir de agora conta com amplo auditório, ambiente próprio para os oficiais de justiça, áreas reservadas à contadoria judicial, para o apoio administrativo e para utilização do pessoal terceirizado. “Neste confortável prédio funcionará a 12ª Vara Federal, tendo ainda, espaço suficiente para futura instalação de mais uma Vara Federal neste município”, disse o presidente do Tribunal.
O desembargador Rogério Fialho destacou a importância sócio-econômica de Arapiraca e dos municípios circunvizinhos para o Estado de Alagoas, lembrando que a região, nos anos 70, experimentou expressivo crescimento com a cultura do fumo, mas hoje se destaca no cenário nacional por ser uma das cidades brasileiras que gera o maior número de empregos com carteira assinada no país, demonstrando a força do comércio e da indústria local. Ressaltou a importância da Região Metropolitana do Agreste que capitaneada por Arapiraca tem uma população de 640 mil habitantes, a justificar a existência de três varas federais.
“Arapiraca é reconhecida ainda por manter em seu território, o maior planetário de tecnologia digital do país, às margens do Lago Perucaba, a despertar a curiosidade de jovens e adultos, estimulando o desenvolvimento científico e tecnológico”, observou. Agradeceu aos magistrados, servidores, conciliadores e estagiários da Subseção, parabenizou o diretor do Foro, juiz federal Frederico Dantas, a diretora administrativa Helena Ferreira e a prefeita de Arapiraca, Célia Rocha pela doação do terreno que permitiu a edificação do prédio inaugurado.
Rogério Fialho encerrou suas palavras mencionando Pontes de Miranda e a teoria dos direitos fundamentais, pois não se pode alcançar a tão sonhada justiça social sem que haja vontade do poder público em promover os meios necessários. Ele citou a frase célebre do jurista alagoano, “O Direito serve à vida: é regramento da vida. É criado por ela e, de certo modo, a cria”.
Frederico Dantas
O diretor do Foro da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), juiz federal Frederico Wildson da Silva Dantas parabenizou o diretor da Subseção de Arapiraca, juiz federal Aloysio Cavalcanti Lima e ao engenheiro e fiscal da obra, Maxwell Monteiro Reinaldo, além da diretora administrativa Helena Ferreira pela dedicação na realização do empreendimento. Agradeceu ao empenho da prefeita Célia Rocha, não apenas pela doação do terreno, mas pela constante parceria junto à Justiça Federal desde a chegada ao município.
“Nesta cidade de um povo de fibra, de caráter empreendedor que é o arapiraquense, faço um registro público: quando o então diretor do Foro, desembargador Paulo Cordeiro começou a procurar um local para construir a sede própria da Justiça Federal em Arapiraca, foi até a prefeita Célia Rocha e ela respondeu: - a partir daqui o problema está resolvido, pois eu conheço a minha gente”-.
O magistrado lembrou que a Subseção de Arapiraca é o símbolo da interiorização da Justiça Federal no Estado de Alagoas, pois foi a primeira vara federal implantada no interior, há pouco mais de 10 anos, em 2005. “A escolha de Arapiraca foi acertada, pois tivemos que voltar em pouco tempo para instalar mais uma vara e depois mais outra”, falou Frederico Dantas, ao explicar que há estudos para a instalação de mais uma no município, que é estratégico e o mais desenvolvido do interior alagoano. Para Frederico Dantas, o espaço entregue é moderno, bem construído e compatível com as necessidades da equipe da JFAL e dos jurisdicionados ali atendidos.
O diretor do Foro da Subseção de Arapiraca, juiz federal Aloysio Cavalcanti lembrou a fundação da 8ª Vara Federal, a primeira instalada no município há pouco mais de uma década, onde atuava junto com o desembargador federal Rubens de Mendonça Canuto Neto, à época, o primeiro juiz da Subseção Judiciária. Destacou ser essa inauguração motivo de um dia especial e festivo, uma história de crescimento que acompanhou desde o início e que faz parte também da sua história na JFAL.
A prefeita Célia Rocha agradeceu a todos, em nome também do vice-governador Luciano Barbosa, também responsável por essa parceria com a Justiça Federal. “Essa é uma cidade abençoada para o desenvolvimento de Alagoas”, ressaltou.
Participaram ainda da solenidade, o desembargador federal Rubens Canuto, os juízes federais Isabelle Marne e Flávio Marcondes Rodrigues, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil em Arapiraca, o juiz de Direito Giovanni Alfredo de Oliveira Jatubá, servidores e outros convidados.
Comunicação JFAL