CJF lança projeto Justiça Viva em homenagem à história do Poder Judiciário brasileiro

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes lançou, na terça-feira (30), na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), o projeto Justiça Viva, uma coletânea de entrevistas gravadas com protagonistas que fizeram parte da trajetória do Judiciário no Brasil e seus grandes marcos, entre eles desembargadores, corregedores, juízes federais e ministros.

Com o intuito de resgatar a memória e homenagear a Justiça Federal do País, o ministro Og Fernandes comemorou, em seu discurso, a satisfação de celebrar essa iniciativa. “Orgulho-me ao apresentar à sociedade os frutos do Justiça Viva, voltado ao registro de respeitáveis testemunhos dedicados à trajetória da Justiça Federal brasileira, a personagens que a instituíram e a transformaram, permitindo que a contemporaneidade desate as distâncias entre datas e impeça o desmedido esquecimento. Particularmente, no fundo, sou um contador de histórias”, afirmou ele.

Fernandes relata que “no projeto, juristas deixam suas togas, vestem o passado e a história da Justiça brasileira, e trazem em seus discursos narrativas sobre fatos, curiosidades, episódios marcantes e determinantes para o desenvolvimento da atuação judiciária”. As entrevistas serão, incialmente, exibidas em nove programas pela TV Justiça e estarão disponíveis nas redes sociais do CJF e do STJ. Para que se tornasse fonte perene de pesquisa, todo o material foi transcrito e reunido em um livro. “Esta é uma obra de notável interesse para pesquisadores e estudiosos da história da Justiça Federal brasileira”, destaca o ministro.

O projeto

Cada edição conta com uma personalidade relacionada à Justiça Federal entrevistada por um jornalista, um historiador e um especialista em Direito. Ayres Brito, Gilson Dipp, Eliana Calmon, Nilson Naves e Sepúlveda Pertence são alguns dos protagonistas entrevistados pelo projeto. Com, no mínimo, 30 anos dedicados ao Poder Judiciário, essas personalidades contam, por meio de relatos sob perspectiva pessoal e profissional, os caminhos percorridos, as mudanças e momentos marcantes, e até mesmo curiosidades sobre o que há por trás da rotina e do trabalho desenvolvido por décadas na Justiça brasileira.

Combate à corrupção, avanços do Código Penal, Comissão da Verdade, criação dos Tribunais Superiores, politização do Judiciário e a fundação do STJ, antigo Tribunal Federal de Recursos, foram alguns dos temas abordados durante as entrevistas do projeto.

Fonte: CJF

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade