STJ oferta curso Introdução à Gestão Socioambiental
O Superior Tribunal de Justiça abre nos próximos dias 10 e 11 de outubro, o curso Introdução à Gestão Socioambiental, que acontecerá no período de 17 de outubro a 18 de novembro de 2016 e destina 20 vagas para a Justiça Federal em Alagoas (JFAL). Para se inscrever: http://ead.stj.jus.br/ead/mod/resource/view.php?id=15806 (copiar e cola link no navegador).
O curso faz parte do subprograma Conexão Cidadã que está previsto nas iniciativas estratégicas do Plano Estratégico 2015-2020 de forma a contribuir com o objetivo estratégico “Promover a Cidadania”. O objetivo é ampliar a relação e aproximar ainda mais o Superior Tribunal de Justiça com o público externo, contribuindo para a disseminação de conhecimento e consolidando o STJ como o Tribunal da Cidadania.
Dessa forma, busca promover conhecimentos e práticas para que os cidadãos atuem como agentes transformadores por meio da responsabilidade socioambiental.
São objetivos específicos do curso: Proporcionar aos participantes a compreensão dos conceitos de responsabilidade socioambiental; Sensibilizar os participantes quanto à importância da gestão socioambiental; Conscientizar os participantes quanto à importância de sua atuação no desenvolvimento e manutenção de ações de responsabilidade socioambiental; Estimular o engajamento dos participantes quanto à responsabilidade socioambiental.
Conteúdo Programático:
• Módulo 1: Histórico da responsabilidade socioambiental; conceitos relacionados à responsabilidade socioambiental e à sustentabilidade; e gestão socioambiental;
• Módulo 2: Conceito de gestão pública socioambiental; normativos sobre gestão pública socioambiental; A3P: o que é, como surgiu, como funciona, objetivos e eixos temáticos;
• Módulo 3: Uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada de resíduos gerados; Qualidade de vida no ambiente de trabalho; Sensibilização e capacitação; licitações sustentáveis; importância da gestão pública socioambiental para a administração pública.
A Carga Horária é de 15h/a. Será aprovado no curso o aluno que alcançar, no mínimo, 70% do total de pontos das atividades avaliativas (questionários e fóruns de discussão), correspondendo a, no mínimo, 70 pontos.
Fonte: STJ