Febre amarela: áreas onde a vacina está indicada
A Febre Amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração, em média 10 dias, e gravidade variada, transmitida através da picada do mosquito Aedes Aegypti, explica a médica da Seção de Saúde da Justiça Federal em Alagoas, Andreia Cavalcante Feitoza Souto.
Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia: a pele e os olhos ficam amarelados, e hemorragias de gengiva, nariz, estômago, intestino e na urina.
Segundo Andreia Cavalcante, a vacina está indicada para quem mora ou vai se deslocar para áreas de risco para a doença, como toda região Norte e Centro-Oeste; parte do Nordeste: Maranhão, Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia; do Sudeste: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro; no Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, bem como outros países da América do Sul e da África.
A inunização deve ser feita 10 dias antes da viagem e tem validade por 10 anos. É contra-indicada para gestantes, imunodeprimidos, que são as pessoas com o sistema imunológico debilitado e pessoas alérgicas a gema de ovo.
Comunicação JFAL