JFAL inicia atendimento médico na Seção de Saúde
A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) dispõe de atendimento médico para magistrados e servidores em sua Seção de Saúde, no prédio sede em Maceió, por meio da médica Andréia Cavalcante Feitoza Souto. Com uma servidora para apoio no atendimento, foi implantado o serviço médico na Seção de Saúde que integra o Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP).
Segundo a médica Andréia Cavalcante, o trabalho segue as orientações do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO. “A finalidade é atender às determinações legais da Norma Regulamentadora número 7 - NR7, do Ministério do Trabalho, com o objetivo de promover e preservar a saúde dos magistrados e servidores do Poder Judiciário.
A JFAL passou a realizar exames médicos admissionais, periódico, de retorno ao trabalho e demissionais; perícias em servidores; assistência à saúde em caráter educativo e preventivo sobre alimentação saudável, além de controle de doenças crônicas, segurança e saúde no trabalho e temas atuais.
A NR7 determina que todo estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação dos primeiros socorros, considerando-se as características da atividade desenvolvida.
O PCMSO faz parte de um conjunto mais amplo de ações da instituição visando à prevenção, diagnóstico e tratamento de agravos à saúde relacionados ao trabalho, estando essas ações articuladas com os outros programas de saúde ocupacional previstos nas demais Normas Regulamentadoras.
Um dos principais objetivos do PCMSO é a detecção precoce de doenças relacionadas ao trabalho, promovendo ações para evitar essas ocorrências.
Os exames ocupacionais apresentam como resultado para o empregador, a redução do absenteísmo motivado por doenças, redução de acidentes potencialmente graves, garantia de empregados mais adequados à função, com melhor desempenho, além de eventuais perdas de pessoal qualificado, temporária ou definitivamente.
Comunicação JFAL