No Dia Mundial do Meio Ambiente, JFAL publica fotos de servidores e colaboradores sobre a natureza
Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Justiça Federal em Alagoas (JFAL) publica fotos feitas por servidores e colaboradores que indicam a conexão de cada um com a natureza. A ideia surgiu do tema deste ano (“Conectando pessoas à Natureza”), definido pelas Nações Unidas, para a celebração do Dia do Meio Ambiente.
O desafio feito pela JFAL buscou saber o quanto cada um estava conectado à natureza por meio de um registro fotográfico, publicado agora no site e jornal interno da Justiça Federal. O objetivo é impulsionar os esforços para a conservação do meio ambiente, transformando ações individuais em uma força coletiva que tenha um verdadeiro e duradouro legado de impacto positivo para o planeta.
A data
O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e os governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.
Todos os anos, as Nações Unidas definem um tema diferente ao Dia Mundial do Meio Ambiente e, este ano, sugere conexão com a natureza, um convite às pessoas para apreciarem a beleza e a importância dos recursos naturais e um chamado a todos para a necessidade de proteger os recursos naturais que compartilhamos nessa Terra.
A ONU Meio Ambiente realiza de 4 a 11 de junho eventos nacionais para incentivar a conexão das pessoas com a natureza e incentivar sua proteção. Impulsionando estilos de vida sustentáveis, a campanha realiza mais de 1 mil atividades mundiais.
Em parceria com o Ministério de Educação, a ONU Meio Ambiente distribuirá para 150 mil escolas no País um guia digital de planos de aula sobre a importância da conexão da natureza para sua preservação.
O tema destaca ainda os diversos benefícios que os sistemas naturais e meio ambientes limpos fornecem à humanidade, da segurança alimentar e da melhoria da saúde ao abastecimento de água e à estabilidade climática. Também incentiva as pessoas a sair ao ar livre e apreciar esses benefícios em primeira mão.
“As armadilhas da vida moderna — arranha-céus, smartphones, fast food — são construídas sobre uma base de sistemas naturais complexos”, disse o diretor-executivo da ONU Meio Ambiente, Erik Solheim. “Sem sistemas naturais saudáveis, nossa vida moderna começa a desmoronar. Uma mudança aparentemente insignificante pode causar efeitos desastrosos. Podemos observar isso nas mudanças climáticas. Um pequeno aumento da temperatura global está causando aumento do nível do mar, mais inundações, secas e espécies a serem dizimadas”, completou.
Este ano, o chamado é para que as pessoas procurem estar rodeadas pela beleza da natureza e redescubram a importância de cuidar do meio ambiente. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente convida os cidadãos a comemorarem o dia de diferentes maneiras, começando por sair de casa, estar na natureza e compartilhar as fotos de lugares especiais e únicos para cada um, com as hastags #DiaMundialDoMeioAmbiente e #EstouComANatureza.
Comunicação JFAL