Novembro Azul: Cuidados com a Saúde
Em novembro, as atenções se voltam para a conscientização sobre o câncer de próstata. JFAL muda sua iluminação para lembrar a população dessa luta.
No Brasil é o segundo tipo de câncer mais frequente nos homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é a causa da morte de quase 29% da população masculina que desenvolve tumores malignos.
Apesar da gravidade, a doença normalmente tem instalação e desenvolvimento lento. Nas fases iniciais o paciente não apresenta sintomas relacionados ao câncer de próstata, porém com a evolução da patologia, o tumor cresce e pode ocasionar sangramentos, obstrução do jato urinário e dor na pelve. Em fases mais avançadas, as células malignas podem espalhar-se pelo corpo, causando lesões nos ossos, pulmões e outros órgãos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a hereditariedade é um dos principais fatores de risco para o câncer de próstata. A indicação é que os homens procurem o urologista para monitorar sua saúde e detectar a doença a partir dos 50 anos. Aqueles com parentes em primeiro grau com câncer de próstata, obesos ou afrodescendentes, devem começar aos 45 anos, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura dessa doença em até 90% dos casos.
Neste ano, com cenário de pandemia, a Seção de Saúde chama a atenção dos servidores para a necessidade de cuidar do corpo e da mente. Ser homem é também praticar o autocuidado: fazer atividade física regularmente, ter uma alimentação equilibrada, não fumar, ingerir menos ou nenhuma bebida alcoólica, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e fazer o exame da próstata.
Consulte seu urologista! Informe-se sobre o câncer de próstata.
#SejaHeróiDaSuaSaúde
DRIBLE O PRECONCEITO E CUIDE DA SUA SAÚDE