Setor de Saúde da JFAL orienta servidores e visitantes sobre casos de síndromes gripais
A Seção de Saúde da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) orienta a servidores e visitantes que evitem a presença no órgão, caso apresentem qualquer sintoma que indique suspeita de Covid ou Influenza. O setor orienta, ainda, que casos suspeitos sejam comunicados imediatamente. Para isso, disponibiliza os números (82) 2122-4369 ou (82) 2122-4360, para receber orientações médicas.
Outra orientação é, para o caso de o servidor apresentar sintomas no local de trabalho, deixar o ambiente imediatamente e fazer o contato telefônico. As orientações foram transmitidas nesta quarta-feira, 12, em virtude do aumento de casos registrados da variante Ômicron da Covid, bem como da Influenza A (vírus H3N2).
O Setor de Saúde da JFAL alerta, ainda, que, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), de 31 de dezembro de 2021 até 03 de janeiro de 2022 foram registrados mais de 2.200 atendimentos de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Maceió. Ainda de acordo com números da Sesau, também foram confirmados no Estado três casos de coinfecção por Covid-19 e Influenza, desde o mês de outubro de 2021. Além disso, o Estado também já registrou mortes por Influenza.
Informações do Ministério da Saúde (MS) apontam que a Influenza é um tipo de gripe - infecção aguda do sistema respiratório - provocado por um vírus com grande potencial de transmissão. Além disso, o vírus propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. A médica Bruna Kellen Wanderley Porto, da Seção de Saúde da JFAL explica as diferenças dos tipos virais. “Os tipos de vírus responsáveis pelas epidemias sazonais são os tipos A e B, sendo o Influenza A o responsável pelas grandes pandemias”, esclarece. “O H1N1 e o H3N2, por exemplo, são subtipos da Influenza A. Desses, o que possui maior taxa da mortalidade é o H1N1”, finaliza a médica.