Janeiro Branco: Setor de Saúde da JFAL orienta sobre a importância da campanha
A Seção de Saúde da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) participa da divulgação da campanha Janeiro Branco, que consiste na conscientização da importância da saúde mental e emocional das pessoas. A campanha passou a ser realizada em 2014, por iniciativa de psicólogos de Minas Gerais. O mês de janeiro foi escolhido porque, geralmente, é nessa época do ano em que as pessoas estão mais sujeitas a reflexões sobre suas vidas e relacionamentos. O branco é utilizado para fazer referências a uma página em branco, na qual serão colocadas as metas e mais cores, simbolizando um recomeço.
A médica Andréia Feitoza Souto, da Seção de Saúde da JFAL, lembra que, diante de um cenário de pandemia, como o da Covid, vivenciado atualmente e, sobretudo, no momento de retomada num cenário de número elevado de ansiedade e depressão em todo o mundo, a campanha torna-se fundamental para incentivar a saúde mental que influencia todas as áreas da vida. Ela enfatiza os hábitos saudáveis como necessários à preservação da saúde mental.
E relaciona alguns dos fatores para isso. “Prática de atividade física regularmente; alimentação saudável e com bom valor nutricional; prioridade para as noites de sono reparador; atividades de lazer; convívio social e espiritualidade são alguns dos fatores que muito contribuem para a saúde física, mental e emocional das pessoas”, defende Andréia Feitoza.
A médica do Setor de Saúde da JFAL também acrescenta que é preciso ficar atento às emoções e comportamentos, a fim de identificar os sinais de alerta do adoecimento mental. “Insônia, taquicardia, baixa energia ou produtividade, procrastinação, prejuízo na memória dentre outros, são alguns desses fatores”, explica. Nestes casos, de acordo com a médica, é primordial buscar por um profissional especializado em saúde mental para ajudar a se manter saudável. “Porque quem cuida da mente e das emoções, cuida da vida”, finaliza Andréia.