Solenidade na JFAL marca 20 anos dos JEFs e inauguração de memorial

Imagem: Solenidade reuniu autoridades no auditório da JFAL

Fonte: JFAL

Imagem: Autoridades participaram da programação

Fonte: JFAL

Imagem: Memorial foi inaugurado com o corte da fita simbólica

Fonte: JFAL

Os 20 anos de atuação dos Juizados Especiais Federais foram lembrados no âmbito da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) nesta sexta-feira, 18, com o lançamento de um vídeo institucional. Diversas autoridades participaram da programação, que também marcou a inauguração do Memorial Desembargador Federal Francisco Wildo Lacerda Dantas. Em solenidade mais restrita, a fim de evitar aglomeração, também foi entregue o Espaço Saúde.

Durante a solenidade no auditório da JFAL, o desembargador Edilson Nobre, presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), ressaltou a importância do memorial pela necessidade de manter viva a memória do Judiciário. “O desembargador Francisco Wildo foi um grande magistrado e seu nome é uma justa homenagem a esse espaço da Justiça”, afirmou o desembargador. Ele também considerou que a gestão da saúde será um sucesso.

Presidente do Conselho da Justiça Federal e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ministro Humberto Martins fez uma defesa da liberdade, da igualdade de direitos e do combate à violência contra a mulher. O diretor do Foro da JFAL, juiz federal André Luís Maia Tobias Granja disse que o sistema de autogestão de saúde dos servidores deverá atender a expectativa de todos.

Ele também explicou que o Memorial Desembargador Francisco Wildo atende as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através da resolução 324/2020 e o Ato 289/2021 do TRF5, que procura integrar a biblioteca, o arquivo e a gestão documental e memória da Justiça Federal. “Estamos fazendo uma homenagem muito justa. Eu, inclusive, iniciei minha carreira como juiz federal acompanhando e aprendendo muito com o desembargador Francisco Wildo, que foi nosso presidente no Tribunal, numa gestão muito exitosa”, resumiu.

Coordenador dos Juizados Especiais Federais, o juiz Antônio José Araújo destacou a importância da atuação dos JEFs, com especial atenção às causas previdenciárias. “Hoje, comemoramos 20 anos de instalação dos Juizados Especiais Federais em Alagoas. São 20 anos de serviços prestados ao povo alagoano, que se soma à história da Justiça Federal, instalada aqui no Estado em 1966. Uma instituição reconhecida, socialmente referenciada, onde a credibilidade é fruto do trabalho de todos e todas que fizeram e fazem parte desta instituição”, afirmou.

O vídeo institucional que marca os 20 anos de atuação dos JEFs no Estado tem duração aproximada de 15 minutos e traz o registro histórico de como começaram os serviços de atendimento à população, aproximando a Justiça Federal do jurisdicionado. O memorial, localizado no salão nobre da JFAL, estará aberto à população. Montado à semelhança de um gabinete de juiz, o espaço contém acervo fotográfico e, também, arquivo pessoal do desembargador federal.

Francisco Wildo foi o 17º presidente do TRF5, no biênio 2013-2015. Doutor em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (Universidade de Lisboa), mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em Direito Processual Civil, ingressou na magistratura federal em 1984, quando assumiu a titularidade da 1ª Vara Federal da Seção Judiciária de Alagoas. Como juiz federal, exerceu a direção de Foro em Alagoas em seis gestões bienais e foi corregedor eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) de 1985 a 1989 e de 1994 a 1996. O magistrado ingressou no TRF5 em agosto de 2003 e faleceu em agosto de 2020.

Por: ASCOM
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade