Abril Verde: Seção de Qualidade de Vida da JFAL promove ações para saúde no trabalho

Imagem: Abril Verde

Fonte: JFAL

O dia 28 de abril é reservado à memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2003. No Brasil, somente em 2005 a data foi reconhecida, através de lei federal. Como forma de prevenir acidentes e doenças de trabalho, bem como manter a saúde no exercício laboral dos servidores, a Justiça Federal em Alagoas (JFAL), através da Seção de Qualidade de Vida, realiza uma campanha permanente de orientações ergonômicas e posturais em todos os setores.

A fisioterapeuta da JFAL, Morgana Feijó, explica que foi identificada uma necessidade de atuar de forma preventiva na saúde ocupacional dos servidores, principalmente os que estavam atuando de forma remota. Isso porque, em virtude da pandemia da Covid, os servidores tiveram que adaptar o seu posto de trabalho em suas residências sem uma orientação ergonômica adequada, contribuindo para o surgimento de dores relacionadas ao trabalho.

Inicialmente, era prestada assistência quando havia ausência de servidor de suas atividades laborais por alguma queixa de dor músculo-esquelética. “Porém, verificamos uma necessidade de atuar de maneira preventiva com todo o público da Justiça Federal”, explica Morgana.

Segundo ela, desde fevereiro, foi colocado em prática o Programa de Acompanhamento ao Servidor e Ergonomia. O objetivo é diminuir as queixas de dor relacionadas ao trabalho. Muitas vezes, o problema acontece pela ausência de pausas, seja por alguma alteração postural ou ergonomia inadequada do posto de trabalho.

O acompanhamento é realizado através de chamada telefônica ou via WhatsApp, onde são realizados questionamentos relacionados à postura no local de trabalho. “Caso o servidor sinta necessidade de alguma orientação ou intervenção em seu posto de trabalho, pedimos fotos ou fazemos uma vídeo chamada para as devidas correções ergonômicas. O resultado tem sido positivo”, afirma Morgana Feijó.

E para completar o Programa, é enviado para cada servidor um manual educativo de ergonomia, desenvolvido pela Seção de Qualidade de Vida em parceria com o Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP).

De acordo com dados da OIT, a cada ano, mais de 270 milhões de pessoas são vítimas de acidentes de trabalho no mundo. A entidade acrescenta que, além disso, outras 160 milhões sofrem com doenças ligadas ao trabalho. A simbologia da data está relacionada a um acidente registrado no dia 28 de abril de 1969, quando a explosão em uma mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros.

Por: Ascom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade