Acessibilidade: JFAL reforça compromisso com a inclusão
No Dia Mundial de Conscientização sobre Acessibilidade, celebrado toda terceira quinta-feira do mês de maio, a Justiça Federal em Alagoas (JFAL) tem o propósito de oferecer o suporte necessário às pessoas com deficiência, para o acesso ao prédio-sede do órgão. Para isso, a Comissão de Acessibilidade e Inclusão da JFAL realiza ações permanentes, com vistas a atingir esse objetivo.
A JFAL oferece diversas ferramentas que facilitam o acesso de pessoas com deficiência às dependências do órgão, como por exemplo: o piso tátil em sua área interna, desde a entrada principal do edifício-sede; elevadores; rampas em todos os espaços e placas em Braille. O objetivo é garantir o atendimento adequado no âmbito da Justiça Federal em Alagoas.
A Comissão de Acessibilidade também planeja ampliar o número de servidores com domínio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para isso, tem investido em parcerias para oferecer formação continuada nesse segmento.
O site da JFAL também passa por constantes adequações e, atualmente, oferece a opção de alterar cor e aumentar a fonte, para pessoas com problemas de visão.
Planos futuros
O Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI) estuda formas de juntar a ciência com o propósito de inclusão. Uma dessas tecnologias analisadas é a plataforma hand talk, que faz a tradução simultânea de conteúdos para Libras de forma rápida.
Também está no planejamento do órgão ampliar a instalação de pisos táteis não só na parte interna, mas em toda a área da JFAL, a partir do portão de entrada.