Expectativa de estudantes de Direito marca aplicação da prova para estágio na Justiça Federal
Estudantes do curso de Direito, de diversas universidades participaram da aplicação das provas para seleção de estagiários da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) na manhã desta sexta-feira, 3. Ao todo, 170 inscritos realizaram a avaliação, aplicada no auditório do edifício-sede, em Maceió, e nas Subseções Judiciárias de União dos Palmares, Arapiraca e Santana do Ipanema.
O presidente da banca examinadora, juiz federal Gustavo de Mendonça Gomes, avaliou como “muito tranquilo” todo o processo de seleção. “Durante todo o prazo da seleção, desde a divulgação do edital, até esta fase, de aplicação da primeira e da segunda fase, não houve qualquer intercorrência. É um momento importante, tanto para a instituição quanto para os estudantes, pois representa uma etapa de aprendizado e os estagiários de Direito são oportunos para o funcionamento da Justiça Federal”, considerou o magistrado.
Secretária do concurso, Adriana Amâncio Oliveira também fez uma avaliação positiva do processo seletivo, o qual ocorreu sem dificuldades. Ela enalteceu o número de participantes no processo e destacou a quantidade de pacotes e latas de leite em pó doados pelos estudantes. “São três caixas de leite, que serão doadas a instituição de caridade a ser definida pela banca organizadora do concurso”, anunciou Adriana.
A estudante Alícia Bringel, 20 anos, aluna do 5º período de Direito na Faculdade Delmiro Gouveia, classificou a prova como “bem elaborada e coerente com o edital”. Ela disse que se prepara constantemente e se desafia na busca de experiências cada vez maiores na área de atuação. “E a oportunidade de estagiar na Justiça Federal é muito válida na nossa área. É uma excelente oportunidade de aprendizado. A JFAL é uma oportunidade única, pois está em um outro nível de jurisdição. No Direito, atuar na área nos faz descobrir se é algo que queremos ou não. É uma ótima forma de o estudante se descobrir”, concluiu.
O estudante Jorge Lucas, aluno do 5º período, busca o primeiro estágio. “É uma expectativa muito grande. Apesar de ser um processo muito concorrido, acredito que me saí bem na prova. Senti um pouco de dificuldade, pelo fato de cursar o 5º período mas, no geral, estou satisfeito. Caso eu seja selecionado, será uma oportunidade para contribuir bastante com meu futuro acadêmico”, finalizou ele, ao ser o primeiro a devolver o caderno de provas.
Outra participante do processo seletivo foi Kyvia Targino, estudante da Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste (Seune). A discente do 7º período diz que busca a experiência pois além de contribuir com o conhecimento, ajuda a impulsionar o currículo para advogar. “É uma vasta experiência e fortalece o nosso currículo. Achei a prova bem razoável e, no geral, estou bem satisfeita”, declarou.
Prazos e etapas
O gabarito das provas será divulgado na próxima segunda-feira, 6. A apresentação de recursos poderá ser feita entre os dias 7 e 8 próximos, através do e-mail treinamento@jfal.jus.br. O resultado da primeira fase deve acontecer no próximo dia 10, e da segunda fase, 17. Os recursos podem ser apresentados entre os dias 20 e 21. O resultado definitivo da segunda fase está marcado para o dia 27 de junho, conforme edital.
A terceira fase, que é a prova oral e a entrevista, estão marcadas para o dia 11 de julho, a partir das 8h. O resultado final do processo seletivo acontece no dia 15 de julho.