Expectativa de estudantes de Direito marca aplicação da prova para estágio na Justiça Federal

Imagem: Três caixas de leite serão doadas para instituições de caridade

Fonte: Secom JFAL

Imagem: Estudante Jorge Lucas foi o primeiro a devolver o caderno de provas

Fonte: Secom JFAL

Estudantes do curso de Direito, de diversas universidades participaram da aplicação das provas para seleção de estagiários da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) na manhã desta sexta-feira, 3. Ao todo, 170 inscritos realizaram a avaliação, aplicada no auditório do edifício-sede, em Maceió, e nas Subseções Judiciárias de União dos Palmares, Arapiraca e Santana do Ipanema.

O presidente da banca examinadora, juiz federal Gustavo de Mendonça Gomes, avaliou como “muito tranquilo” todo o processo de seleção. “Durante todo o prazo da seleção, desde a divulgação do edital, até esta fase, de aplicação da primeira e da segunda fase, não houve qualquer intercorrência. É um momento importante, tanto para a instituição quanto para os estudantes, pois representa uma etapa de aprendizado e os estagiários de Direito são oportunos para o funcionamento da Justiça Federal”, considerou o magistrado.

Secretária do concurso, Adriana Amâncio Oliveira também fez uma avaliação positiva do processo seletivo, o qual ocorreu sem dificuldades. Ela enalteceu o número de participantes no processo e destacou a quantidade de pacotes e latas de leite em pó doados pelos estudantes. “São três caixas de leite, que serão doadas a instituição de caridade a ser definida pela banca organizadora do concurso”, anunciou Adriana.

A estudante Alícia Bringel, 20 anos, aluna do 5º período de Direito na Faculdade Delmiro Gouveia, classificou a prova como “bem elaborada e coerente com o edital”. Ela disse que se prepara constantemente e se desafia na busca de experiências cada vez maiores na área de atuação. “E a oportunidade de estagiar na Justiça Federal é muito válida na nossa área. É uma excelente oportunidade de aprendizado. A JFAL é uma oportunidade única, pois está em um outro nível de jurisdição. No Direito, atuar na área nos faz descobrir se é algo que queremos ou não. É uma ótima forma de o estudante se descobrir”, concluiu.

O estudante Jorge Lucas, aluno do 5º período, busca o primeiro estágio. “É uma expectativa muito grande. Apesar de ser um processo muito concorrido, acredito que me saí bem na prova. Senti um pouco de dificuldade, pelo fato de cursar o 5º período mas, no geral, estou satisfeito. Caso eu seja selecionado, será uma oportunidade para contribuir bastante com meu futuro acadêmico”, finalizou ele, ao ser o primeiro a devolver o caderno de provas.

Outra participante do processo seletivo foi Kyvia Targino, estudante da Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste (Seune). A discente do 7º período diz que busca a experiência pois além de contribuir com o conhecimento, ajuda a impulsionar o currículo para advogar. “É uma vasta experiência e fortalece o nosso currículo. Achei a prova bem razoável e, no geral, estou bem satisfeita”, declarou.

Prazos e etapas

O gabarito das provas será divulgado na próxima segunda-feira, 6. A apresentação de recursos poderá ser feita entre os dias 7 e 8 próximos, através do e-mail treinamento@jfal.jus.br. O resultado da primeira fase deve acontecer no próximo dia 10, e da segunda fase, 17. Os recursos podem ser apresentados entre os dias 20 e 21. O resultado definitivo da segunda fase está marcado para o dia 27 de junho, conforme edital.

A terceira fase, que é a prova oral e a entrevista, estão marcadas para o dia 11 de julho, a partir das 8h. O resultado final do processo seletivo acontece no dia 15 de julho.

Por: Nathan Araujo (estagiário) / Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade