Palestra e oficina marcam primeiro dia da Semana do Meio Ambiente na JFAL

Imagem: A médica do Setor de Saúde da JFAL, Andreia Feitosa falou sobre doenças como dengue e zika

Fonte: Secom JFAL

Imagem: Erivaldo Raimundo, técnico da SMS promoveu uma roda de conversa focada nas formas de prevenção do contato com o mosquito transmissor

Fonte: Secom JFAL

Imagem: Além de proteger do mosquito, o momento reforçou a importância do reaproveitamento de materiais

Fonte: Secom JFAL

Imagem: Ao fim do evento participantes receberam mudas da árvore de espécie Ipê Amarelo

Fonte: Secom JFAL

Imagem: Servidores da JFAL receberam panfletos educativos sobre educação ambiental

Fonte: Secom JFAL

Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, e para reforçar os cuidados e os compromissos necessários à manutenção do planeta, a Justiça Federal em Alagoas (JFAL) reuniu servidores e colaboradores para debater a temática. Roda de conversa, palestra, oficina e distribuição de mudas aconteceram no Espaço Saúde nesta segunda-feira, 6.

A coordenadora do Espaço Saúde da JFAL, Carolinne Rodrigues, destacou a importância da programação. “Decidimos focar a programação no combate à dengue, pelo fato de haver dados oficiais que apontam para o registro de casos da doença em absolutamente todos os bairros de Maceió”, justificou. Carolline agradeceu a parceria entre os órgãos, fundamentais para a concretização das discussões.

A abertura da programação contou com a palestra da médica do Setor de Saúde da JFAL, Andreia Feitosa. Ela falou sobre as consequências das arboviroses e os cuidados necessários quando houver casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. O técnico Erivaldo Raimundo, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu uma roda de conversa, focada nas formas de prevenção do contato com o mosquito transmissor, que inclui a manutenção do meio ambiente, evitando o descarte irregular de lixo.

Para Luciana Cavalcanti, do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP) da JFAL, o momento foi bastante oportuno. “Abordar essas temáticas é fundamental, pois através de debates podemos adquirir conhecimento e repassar para a sociedade o nosso dever de cuidar e preservar, tanto a saúde pública quanto o meio ambiente em geral. Falar sobre temática ambiental é algo que nunca sairá de moda. Precisamos cuidar hoje e sempre”, considerou Luciana.

A programação também contou com a oficina de repelentes caseiros. Na oportunidade, os participantes puderam fabricar velas com citronela, repulsivo natural do Aedes Aegypti, e repelente caseiro. A oficina foi conduzida pelas servidoras Salete Leite e Christiane Rodrigues, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Além de proteger do mosquito, o momento reforçou o reaproveitamento de materiais, como por exemplo, as cascas de laranja, utilizadas na fabricação de velas aromáticas.

No final da programação, foram entregues mudas da árvore de espécie Ipê Amarelo para os participantes, cedidas pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado (IMA/AL). A Semana do Meio Ambiente na JFAL prossegue na próxima quinta-feira, 9, com uma live, transmitida pelo canal da Justiça Federal no YouTube, com a técnica da Semed, Jane Cleyde Costa, sobre o tema 5 R da Sustentabilidade - Recusar, reduzir, reutilizar, reciclar e repensar - enfocando a importância da destinação correta de resíduos sólidos. A conversa também começa às 14h.

Além disso, os servidores da JFAL receberam panfletos educativos e os visitantes que utilizarem os elevadores da instituição também serão informados sobre preservação ambiental. A realização de ações de sensibilização está prevista no Plano de Logística Sustentável (PLS) JF5, aprovado para o período de 2021-2023.

Por: Beatriz Rodrigues (estagiária) / Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade