JFAL finaliza Semana Nacional do Meio Ambiente com live sobre 5 R da sustentabilidade
As atividades da Semana do Meio Ambiente na Justiça federal em Alagoas (JFAL), realizadas desde a segunda-feira passada, foram encerradas nesta quinta, 9, com uma live transmitida pelo canal da instituição no YouTube. A transmissão, feita com a técnica em educação ambiental Jane Clayde Costa, teve como tema “Os 5R da sustentabilidade”, na qual abordou os atos de repensar, reduzir, reaproveitar, reciclar e recusar, procedimentos que se ligam a bons hábitos ecológicos, na luta pela preservação ambiental.
Integrante da Comissão Gestora e Executiva do Plano de Logística Sustentável (PLS) JF5 na JFAL, Giselle Maciel, participou da transmissão fazendo uma breve explanação sobre as práticas desenvolvidas pela JFAL no quesito meio ambiente e destacou, ainda, o engajamento dos colaboradores nas palestras e oficinas promovidas esta semana na Justiça Federal em Alagoas.
“Na última segunda tivemos uma roda de conversa para conhecer métodos de prevenção de doenças provenientes do mosquito Aedes Aegypti, seguida de uma oficina de fabricação de repente caseiro. Tivemos o envolvimento de toda a equipe de limpeza, na tentativa de combater possíveis focos em torno do prédio”, destacou Giselle.
A técnica da Semed, Jane Clayde, apresentou os conceitos contidos na Política Nacional de Resíduos, Lei nº 12.305/10, e destacou que os 5R vieram como uma solução a partir da problemática do alto número de resíduos gerados anualmente pela população.
“A geração de resíduos no Brasil e no mundo é imensa. A destinação desses resíduos deve ser muito bem trabalhada e orientada. O trabalho de educação ambiental ocorre aos poucos, mas que já vem produzindo bons resultados”, afirmou a técnica.
Repensar o consumo excessivo, recusar o consumo desnecessário, reduzir o consumo, reutilizar itens que podem ser de algum proveito ou reciclar uma matéria bruta como algo novo. Após dialogar sobre os aspectos individuais de cada R da sustentabilidade, Jane Clayde ressaltou a importância da coleta seletiva para separação de cada material para reutilização ou reciclagem.
“Quanto menos resíduos forem para o aterro sanitário melhor, principalmente os recicláveis. Separando seu lixo, além de contribuir com o meio ambiente, socialmente é positivo, pois os catadores sobrevivem com base nesse material e podemos, assim, fornecer trabalho para outras pessoas”, concluiu.
Semana do Meio Ambiente
A realização dessas ações, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, foi possível devido à contribuição de diversos órgãos parceiros. A iniciativa tem como objetivo envolver magistrados e servidores nas questões do meio ambiente em relação à Justiça Federal em Alagoas.
A programação contou com o apoio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), que cedeu mudas de ipê amarelo para doação e das secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (SMS), responsáveis pelos técnicos palestrantes.
O Espaço Saúde ainda dispõe de algumas mudas de plantas para doações, como também, de algumas unidades de repelentes, feitos durante a oficina.