Diretores de Secretarias compartilham boas práticas para as Varas Federais em Alagoas

Imagem: Durante a reunião, diretores compartilharam boas práticas

Fonte: Beatriz Rodrigues (estagiário) - Secom JFAL

Diretores das Secretarias de Varas da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) se reuniram de forma híbrida, nesta quarta-feira, 20, no edifício-sede da JFAL. No encontro, foram compartilhadas experiências de boas práticas, após uma série de visitas técnicas realizadas junto às Seções Judiciárias de Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Participaram das visitas os diretores das Secretarias da 1ª Vara Federal, Gustavo de Melo Silva, da 5 ª Vara, Igor Moroni e Felipe Martiniano, da 14ª Vara.

A iniciativa partiu do diretor do Foro da Seção Judiciária de Alagoas, juiz federal André Granja, posteriormente encampada pela Presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), através do juiz federal auxiliar da Presidência, Marco Bruno Miranda Clementino.

O diretor da Secretaria da 1ª Vara de Alagoas, Gustavo Melo, disse que a troca de experiências tem sido positiva. Ele também ressaltou o objetivo dessa coleta de dados. “Essa reunião tem como objetivo colher todas as boas práticas de cada unidade judiciária e consolidá-las. Após isso, um relatório será gerado e encaminhado para a presidência do TRF5 para que sejam disseminadas. Neste momento estamos fechando com Alagoas, e após isso será a hora da entrega do relatório para ampla divulgação entre as Seções”, ressaltou Gustavo Melo.

Ele pontuou algumas das boas práticas desenvolvidas pelas varas das JFAL, e sinalizou ainda, a importância da troca de experiências. “Faremos essa divulgação para que haja um intercâmbio em toda a 5ª Região. Como exemplo de iniciativas realizadas aqui em Alagoas, temos a execução invertida, na qual o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresenta os cálculos no processo e isso reduz o seu tempo de tramitação, o cadastro do PJE da Receita Federal, que também reduz tempo de trâmite processual e a utilização do WhatsApp, em caso de descumprimento de ordem judicial perante os entes públicos. Essas são algumas boas iniciativas praticadas em Alagoas e reunidas para a divulgação em toda a 5ª região”, concluiu Melo.

Por: Nathan Araujo (estagiário)/ Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade