Servidores participam de testagem rápida para hepatites virais na JFAL
Servidores, magistrados, terceirizados e estagiários da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) participaram da ação do Julho Amarelo, na qual foram realizados testes rápidos para o diagnóstico precoce das Hepatites Virais, Sífilis e HIV. A iniciativa, realizada nesta segunda-feira, 25, pela Seção de Saúde da JFAL em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), teve o engajamento do público e os testes reservados para a verificação acabaram rapidamente. Além do teste rápido também foram transmitidas informações sobre formas de se preservar das doenças.
A médica da Seção de Saúde da JFAL, Bruna Wanderley, destaca a importância da realização dos exames regularmente. “A hepatite é uma doença silenciosa, por isso é importante que todos realizem os testes pelo menos uma vez ao ano. Mesmo o resultado dando não reagente, as pessoas devem manter os cuidados em dia, ir a um posto de saúde, realizar testes e verificar se tomou as vacinas contra a hepatite, por exemplo”, orienta Bruna.
Os testes rápidos nesta manhã na Justiça Federal em Alagoas, em parceria com a Secretária Municipal de Saúde (SMS), seguem um rigoroso padrão para garantir o sigilo do resultado. Além dos exames, também foram disponibilizados preservativos femininos e masculinos, itens de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
“Caso algum teste dê reagente a alguma das doenças testadas hoje, o paciente já é encaminhado para o tratamento, que é feito inteiramente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Sempre que existir a necessidade de realizar os exames, o paciente pode procurar as unidades básicas de saúde, que realizam testes rápidos a qualquer momento”, reforça Mariana Costa, psicóloga da SMS.
Cícera Brasil, servidora da 1° Vara, foi a primeira a realizar os testes rápidos. Para ela, essa ação é de extrema importância pois além de prática, por estar sendo feita no local em que trabalha, se trata de saúde, algo que não se pode deixar de lado.
“Ações como essa na JFAL economizam o nosso tempo. Já conheço as formas de transmissão da doença e sei que todo o cuidado é pouco. Precisamos estar atentos, se cuidando e realizando os testes, pois envolve saúde coletiva, de nós mesmos e de quem está perto da gente, de quem amamos”, explica Cícera.
Helci Rodrigues Júnior, diretor do Núcleo Judiciário, contou que o material distribuído pela Seção de Saúde durante o trabalho desta manhã reforçou seus conhecimentos das diferenças entre os tipos de hepatite e das formas de prevenção da doença. “Confesso que fico surpreso pela hepatite ser uma doença silenciosa. É a primeira vez que faço um teste rápido e a partir de hoje o cuidado será redobrado, em especial, com itens de higiene pessoal”, garante Helci .
Já a técnica em serviços gerais Adriana Ferreira relatou que não lembra se tomou as vacinas de hepatite, mas aproveitou a oportunidade para se informar sobre quais as formas mais comuns de transmissão, bem como realizar o seu primeiro teste. “Prevenir ainda é a melhor opção. E a partir de hoje vou ter mais cuidado com alicates e materiais de uso pessoal. Realizar o teste para diagnóstico precoce é uma oportunidade de poder salvar vidas”, revelou.
A Seção de Saúde da JFAL realiza campanhas informativas, com a finalidade de conscientizar o público interno para o combate e tratamento de doenças e infecções. Para isso, ressalta datas do calendário, a exemplo do Julho Amarelo, relacionado às hepatites virais; Outubro Rosa, voltado para o câncer de mama e o Novembro Azul, reservado a orientar sobre o tratamento do câncer de próstata.