Grupo Especial de Segurança: Vagas para servidores da Polícia Judicial estão abertas até esta sexta-feira, 19
Estão abertas até esta sexta-feira, 19, as inscrições para as vagas do Grupo Especial de Segurança (GES) da Justiça Federal em Alagoas (JFAL). A iniciativa atende ao que consta na Resolução nº 7, de 11 de maio de 2022, do Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). O GES deverá ser composto por agentes da polícia judicial do quadro efetivo da JFAL.
O Grupo Especial de Segurança deverá funcionar com uma equipe formada por, no mínimo, 4 (quatro) e, no máximo, 12 (doze) integrantes, indicados pela direção do Foro. Os agentes do grupo especial têm a função de executar atividades de policiamento especializado para a proteção de magistrados, servidores e usuários de suas dependências, com o emprego de técnicas especiais e protocolos de segurança próprios.
Dentre outras atribuições, cabe ao GES realizar a segurança pessoal, inclusive escolta, de ministro de Tribunais Superiores, desembargadores e juízes federais por determinação do presidente do TRF5 ou da direção do Foro, bem como atuar em conjunto com os demais integrantes das áreas de segurança nas sessões de julgamento dos órgãos colegiados e nos eventos oficiais da Justiça Federal da 5ª Região.
Para se candidatar, os servidores deverão apresentar requerimento no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) com algumas exigências apresentadas, conforme resolução. “Será necessário apresentar um pedido, por escrito, ao chefe operacional do GES, que emitirá parecer a respeito e encaminhar à autoridade superior, para deliberação, observada a qualificação do servidor e o interesse no serviço. O servidor deverá ser habilitado a portar arma funcional, exercer regularmente a atividade de segurança, além de estar em dia com o Programa de Reciclagem e com os exames periódicos anuais determinados pelo serviço de saúde do TRF5 ou das Seções Judiciárias vinculadas”, estabelece a Resolução.
Quanto às entregas dos laudos de saúde e a avaliação dos testes físicos, terão cronogramas de apresentação definidos logo após parecer do chefe operacional do GES e deliberação da direção do Foro.