Internet estável: investimento garante qualidade nos serviços on-line da JFAL
Hoje em dia, quase tudo é feito através da internet e a ausência de conexão é capaz de parar as nossas vidas. Para evitar que a falta do serviço de internet interfira no trabalho do Judiciário, a Justiça Federal em Alagoas (JFAL), por meio do Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI), providenciou a contratação do segundo link dedicado de internet, chamado link redundante. O serviço possibilita que todos os sistemas judiciários funcionem sem interrupções, como PJE, PJE 2.X, Creta, site institucional, e-mail corporativo e Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
O diretor do setor de Tecnologia da Informação (TI) da Justiça Federal, Sandro Lima, explica que o link redundante vai evitar transtornos no Judiciário. “Nos dias de hoje, praticamente tudo se faz de forma on-line. Precisamos de internet para quase tudo. Esse novo link permite que, caso haja queda de uma das redes de internet, automaticamente o outro link se conecte, garantindo a continuidade dos serviços. Com isso, evitam-se prejuízos para aqueles que dependem dos nossos sistemas na rede mundial de computadores”, esclarece.
A instalação do link redundante é de grande importância para a manutenção frequente dos serviços on-line da instituição. O motivo é que, por meio dele, é possível garantir, além da qualidade e velocidade da conexão, segurança e estabilidade. “As chances de uma queda de internet existem mas, com essa providência, são remotas. Temos dois links que chegam de diferentes formas aqui na JFAL. Mesmo havendo falta de energia, os nossos geradores e nobreaks vão garantir que nada fique fora do ar”, finaliza Sandro Lima.
Para instalar o serviço, foram investidos cerca de R$ 1,6 mil e com alto impacto para solução de problemas na estabilidade do sinal. A manutenção anual do serviço é de aproximadamente R$ 26 mil.