Estudantes de direito realizam visita técnica complementar à JFAL
Com o objetivo de fortalecer a importância da visita técnica como atividade complementar para formação de novos profissionais da área jurídica, a Justiça Federal em Alagoas (JFAL) recebeu, nesta terça-feira, 6, cem alunos do curso de direito da Universidade Estácio de Sá e Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) para conhecer o edifício-sede da instituição. A ação foi motivada pelos diretores das secretarias da 1ª Vara, Gustavo de Melo Silva, da 2ª Vara, José Roberto Monteiro Tenório, da 3ª Vara, Gunnar Dorneles Trennepohl e da 14ª Vara, Felipe Barbosa Martiniano.
Divididos em dois grupos, os estudantes tiveram a oportunidade conversar com o juiz federal da 2ª Vara, André Carvalho Monteiro, que os recepcionou e contou alguns casos de processos já tramitados na Vara. Ele avaliou a visita dos alunos de direito como “muito positiva”. E destacou que “a visita de estudantes dos cursos de direito às instituições jurídicas é muito importante para que os alunos conheçam o trabalho realizado, as causas que aqui tramitam e demandas sociais na JFAL. E também se ambientarem ao local onde exercerão suas atividades. A Justiça é a casa da sociedade, todos são bem-vindos”, enfatizou o magistrado.
Acompanhado dos diretores da 3ª Vara, Gunnar Dorneles Trennepohl e da 1ª Vara, Gustavo de Melo Silva, o diretor da secretaria da 14ª Vara, Felipe Barbosa Martiniano conduziu o momento inicial com os estudantes. Ele apresentou as instalações da 14ª Vara, que funciona como Juizado Especial Federal (JEF) e considerou que o fio condutor da visita é aproximar o estudante da instituição federal apresentando as ações e todo o corpo físico da JFAL.
Martiniano destacou, ainda, o âmbito de atuação dos JEFs. “Nossa atuação está voltada às ações de até 60 salários mínimos dentro da competência da Justiça Federal, sendo a maior parte delas as demandas versando sobre benefício previdenciário ou assistencial. Esse é o caso clássico dentro dos juizados”, concluiu.
Estudante do 9º período de direito da Estácio, Emylly Belmiro expressou satisfação em poder realizar um reconhecimento dentro do edifício-sede da JFAL. Ela destacou que a oportunidade foi de grande importância para sua formação. “O poder Judiciário é uma das ferramentas mais importantes para o advogado. Ter esse contato é essencial”, finalizou.
Quem também ficou entusiasmada com a visita foi Dellma Nascimento, aluna do 6º período da Uneal. Ela disse que, após conhecer o espaço e o funcionamento da JFAL, passará a recomendar a visitação ao meio jurídico a outros alunos que não tiveram essa oportunidade. “Para mim é muito importante, já que quero atuar nessa área. É muito gratificante poder conhecer o espaço onde tudo acontece. Recomendo a todos os alunos, principalmente os da área do direito, que venham conhecer o local”, enfatizou.