Diversidade e Equidade: JFAL realiza a 7ª Semana da Inclusão

Imagem: Programação acontece nos dias 23 e 24 de setembro no auditório da JFAL

Fonte: Secom JFAL

A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) promove, em parceria com a escola Cecília Meireles, a 7ª edição da Semana de Inclusão, nos dias 23 e 24 de setembro no auditório Ministro Pedro Acioli, sede da JFAL, em Maceió. A programação conta com temas sobre surdez, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Desafiador de Oposição (TOD) e o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O presidente da Comissão de Acessibilidade da JFAL, juiz federal Felini Wanderley, explica que a Semana da Inclusão tem um papel social e faz parte da programação da própria instituição. “A Justiça Federal tem um olhar constante para a questão da acessibilidade e da inclusão social, especialmente pelos casos que atendemos nos Juizados Especiais [JEF], onde recebemos pessoas que buscam o amparo da lei nos casos que envolvem a limitação capacitiva. Permanentemente, buscamos promover ações que tenham como objetivo manter acesa essa chama constante para a necessidade de políticas públicas de atendimento amplo e irrestrito a todos os públicos”, considerou o magistrado.

Para a coordenadora pedagógica da escola Cecília Meireles, Léa Karla Carvalho, os temas abordados trazem mais segurança para que a inclusão aconteça de forma eficaz. “A inclusão social vai muito além de simplesmente oferecer oportunidades para pessoas que, de alguma forma, foram colocadas à margem da sociedade. Na verdade, esse é o primeiro passo para que essas pessoas possam começar a se sentir incluídas, entender e respeitar suas diferenças. Precisamos garantir igualdade nas diferenças e praticar a equidade”, explica.

O evento acontece em observância à Resolução nº 401 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para implementar ações de sensibilização com o objetivo de fomentar maior conscientização e mudanças atitudinais que favoreçam a ampliação da acessibilidade e inclusão no Poder Judiciário, além de também obedecer a semana da inclusão promovida pelo Tribunal Regional da 5° Região (TRF5).

Os interessados em receber a certificação devem fazer a inscrição no link https://doity.com.br/setima-edicao-da-semana-de-inclusao-diversidade-e-equidade. Podem participar estudantes e profissionais de áreas afins. Será emitido certificado com carga horária de 12h.

Confira no arquivo anexo a programação completa.

Por: Beatriz Rodrigues (estagiária) / Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade