Justiça Federal em Alagoas abre inscrições para seleção de estagiários em Direito

Imagem: Período de inscrições para o processo seletivo começa nesta segunda-feira, 19.

Fonte: JFAL

Os alunos do curso de Direito devem ficar atentos. Começa na próxima segunda-feira, 19, o período de inscrições de um novo processo seletivo de estagiários, a ser realizado pela Justiça Federal em Alagoas (JFAL). As vagas compreendem o cadastro de reserva de estágio não-obrigatório nas Varas e Turma Recursal, situadas na sede da JFAL, em Maceió, bem como nas Subseções Judiciárias de União dos Palmares, Arapiraca e Santana do Ipanema.

O edital para inscrição está disponível no site da JFAL. São pré-requisitos para a vaga a matrícula a partir do 5º período do curso de Direito e a comprovação de tempo remanescente de pelo menos um ano para a respectiva conclusão do curso.

O processo seletivo será composto de três fases. Uma prova seletiva, com questões de múltipla escolha, com 30 questões, a ser aplicada no primeiro momento; uma prova escrita no formato de dissertação e, como etapa final, um exame oral e entrevista. Conforme certame, será eliminado o candidato que não comparecer a qualquer uma das fases.

Ainda conforme certame, a lotação do estagiário será definida pela disponibilização nas diversas unidades da Justiça Federal, a depender da demanda. Porém, além das vagas regulares, serão asseguradas 10% para pessoas com deficiência e outros 30% para estudantes negros.

Não poderá realizar estágio o aluno ocupante de cargo, emprego ou função vinculado aos órgãos ou às entidades da administração pública direta ou indireta de qualquer dos poderes militares, bem como servidor do Ministério Público.

Segundo o edital, em cumprimento a resolução do Conselho da Justiça Federal (CJF), é vedada “a contratação de estagiário que possuir vínculo profissional ou de estágio com advogado ou sociedade de advogados que atuarem em processos na Justiça Federal; para servir como subordinado a magistrado ou a servidor investido em cargo de direção ou de assessoramento que lhe seja cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau; que possua vínculo de estágio com outro órgão ou instituição, de quaisquer dos Poderes e entes federativos, suas autarquias, fundações, empresas públicas e de economia mista e suas subsidiárias”, como consta no documento.

O estágio terá duração de um ano, prorrogável por igual período. A carga horária é de 20 horas semanais. O auxílio financeiro será de R$ 1.200, além do auxílio-transporte no valor diário de R$ 12 para cada dia trabalhado.

Todos os detalhes do certame, incluindo as informações para a inscrição, podem ser consultados no endereço eletrônico https://www.jfal.jus.br/concursos/estagiarios/

Por: Nathan Araujo (estagiário) / Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade