JFAL se despede dos juízes Sebastião Vasques e Frederico Dantas

Imagem: Reunião de magistrados homenageou juízes Sebastião Vasques e Frederico Wildson

Fonte: Secom JFAL

Em reunião de juízes realizada no fórum Carlos Gomes de Barros, neste dia 15 de setembro, o juiz federal diretor do Foro, André Luís Maia Tobias Granja, fez uma saudação de despedida aos magistrados Sebastião José Vasques de Moraes e Frederico Wildson da Silva Dantas, exaltando a trajetória dos colegas que estão deixando a Justiça Federal de Alagoas (JFAL) para compor o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

O diretor do foro ressaltou a trajetória do decano da JFAL, Sebastião Vasques, de quase 35 anos de serviço prestado em favor do jurisdicionado alagoano, destacando sua atuação na 4ª Vara federal, na direção do foro e na corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL). Em sua atuação na 4ª Vara, Vasques teve destaque na área criminal, conduzindo as execuções penais federais em Alagoas, além de ter integrado como membro do Conselho Penitenciário do Estado.

Granja exaltou os mais de 20 anos de Frederico Dantas de magistratura na JFAL, no exercício da direção do foro e da direção do Núcleo da Escola de Magistratura Federal (Esmafe), além de sua atuação na jurisdição eleitoral e da judicatura federal, no Juizado Especial Federal (JEF) e na 3ª Vara, onde conduziu o caso Braskem, acidente geológico apontado como sendo o maior desastre que o Brasil evitou, segundo o CNJ, com a resolução até hoje mais de 12 mil processos, que beneficiou mais de 60 mil pessoas.

André Granja lembrou ter testemunhado, em seus mais de 21 anos como juiz federal, momentos de perdas na JFAL em favor do TRF5, como nas promoções dos juízes Paulo Roberto de Oliveira Lima e Francisco Wildo Lacerda Dantas, nos anos de 2001 e 2003 respectivamente, bem como de Paulo Machado Cordeiro e Rubens de Mendonça Canuto Neto, em abril e dezembro de 2015, respectivamente, mas nunca simultaneamente como agora.

Na mesma reunião, o juiz federal André Monteiro relembrou as transformações na composição da JFAL e a trajetória dos juízes agora promovidos a desembargador, referências no Estado de Alagoas, deixando grande responsabilidade aos que o sucederem na manutenção do elevado nível da prestação jurisdicional.

Ainda durante a reunião dos magistrados, foi registrado que a JFAL havia alcançado, mais uma vez e pelo terceiro ano seguido, o percentual de 100% no Índice de Produtividade Comparada do CNJ (IPC-Jus), divulgado nesta semana.

O novo decano da JFAL, juiz federal Sérgio Mendonça, lembrou o falecido deputado Ulysses Guimarães, o qual costumava dizer que as pessoas não são insubstituíveis, mas fazem falta. “Os juízes federais Sebastião Vasques e Frederico Dantas farão muita falta à Seção Judiciária de Alagoas. Em suas trajetórias judicantes, notabilizaram-se pelo elevado senso de justiça, dedicação, eficiência e cordialidade no relacionamento com os colegas. A saudade dos eminentes colegas suaviza-se com a alegria por suas realizações profissionais e pela convicção do progresso que trarão à magistratura federal de segundo grau”, destacou o juiz Sérgio Mendonça, ao renovar-lhes votos de sucesso e felicidades no TRF5, que também foram saudados pelos juízes Raimundo Campos Jr, Gustavo Mendonça Gomes e Aloysio Cavalcanti.

Sebastião Vasques passará a integrar a 6ª turma e a 1ª sessão do TRF5. Frederico Dantas integrará a 7ª turma e a 2ª sessão.

Por: Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade