Setembro amarelo: JFAL lança primeiro episódio de podcast
As pesquisas de mercado apontam que cerca de 40% dos entrevistados usuários de internet afirmaram conhecer o formato do podcast e já ter ouvido pelo menos uma vez. Os números atestam que o produto chegou para ficar. Diante dessa realidade, a Justiça Federal em Alagoas (JFAL) segue a tendência de outras Seções Judiciárias e lança, nesta terça-feira, 20, o seu podcast semanal. O primeiro programa está relacionado ao Setembro Amarelo, dedicado a prevenção ao suicídio, um tema que tem se tornado problema de saúde pública.
Intitulado “Como salvar uma vida”, o material surge como reforço para o material impresso, elaborado pela Seção de Qualidade de Vida da JFAL e voltado para o público interno da instituição federal. O programa é apresentado pelo jornalista da JFAL, Delane Barros, e pela estagiária de Comunicação, Beatriz Rodrigues. Neste episódio são discutidos cinco fatos sobre o suicidio e como o ouvinte pode atuar para salvar uma vida, atentando para os sinais apresentados por um possível suicida. Todo o conteúdo gravado foi auxiliado pela psicóloga da JFAL, Vilma Vital.
Dados oficiais apontam que o suicídio continua sendo uma das principais causas de morte no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2019, mais de 700 mil pessoas morreram por essa causa. Uma a cada cem mortes no mundo. “É preciso entender que se trata de um assunto que faz parte do nosso dia a dia. Perguntar sobre isso não significa alimentar em alguém uma ideação suicida, mas uma demonstração de preocupação e de responsabilidade”, considera Vilma. Ela destaca como sendo de grande importância o lançamento do podcast da JFAL. “Parabéns pela iniciativa da Comunicação Social da Justiça Federal, por inovar e oferecer um novo produto para a sociedade”, finalizou ela.
Para o jornalista e apresentador do podcast, Delane Barros, o tema escolhido para o primeiro episódio é impactante. “Setembro Amarelo é um momento de extrema importância, um tema delicado que exige bastante atenção. Afinal, estamos falando de uma vida. No podcast são tratados temas sobre como perceber pensamentos suicidas, como buscar e oferecer ajuda, entre outras medidas que podem ser feitas por qualquer pessoa, de qualquer idade ou condição social.”, resume.
O primeiro episódio do podcast está disponível na plataforma de música Spotify. A ideia é disponibilizar um novo episódio a cada semana, sempre às terças-feiras, a partir das 14h. O podcast desta semana conta com aproximadamente 12 minutos de informação e orientação. Acesse e escute através do link. https://open.spotify.com/episode/08FDlelgGoxK97EZ1IhNPl