Mais de 14 toneladas de processos físicos são destinados a reciclagem pela JFAL

Imagem: Gustavo Melo explicou os impactos sociais e ambientais que o descarte regular do material provoca

Fonte: Secom JFAL

Imagem: Gisele Maciel enfatizou que com a quantidade de processos reciclados, a meta para 2022 já foi atingida

Fonte: Secom JFAL

Mais de 14 toneladas de processos físicos da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), todos já digitalizados, foram descartados na manhã desta terça-feira, 27. A ação foi possível graças ao trabalho da Comissão de Gestão de Autos Findos de 2021, que conseguiu sumarizar, digitalizar e migrar os processos físicos do Judiciário Federal. Para garantir a confidencialidade dos dados contidos nos processos, todo o processo de coleta, feito pela cooperativa Cooplum e a trituração do material foram acompanhadas pelo oficial de justiça Wellington Carvalho.

O presidente da Comissão de Gestão de Autos Findos, Gustavo Melo, explica que o descarte desses materiais resultam em impactos sociais e ambientais que devem ser considerados. “Com a ajuda da gestão de autos findos 2022 e com a direção do juiz federal André Granja, foi possível destinar todo esse montante para descarte. Esse material se transforma em renda para as pessoas que vão reciclar esses processos findos. É importante ressaltar que os trabalhos da comissão devem continuar, garantindo que outro lote seja descartado em breve, ultrapassando a meta”, acrescenta Gustavo.

O descarte está previsto no Plano de Ação elaborado pela Comissão Gestora e Executiva do Plano de Logística Sustentável (PLS) no âmbito da JFAL, coordenada pelo juiz federal Guilherme Massaiti. A iniciativa tem o objetivo de cumprir as metas estabelecidas no Plano de Logística Regional da JF5 2021-2023, referentes ao indicador de desempenho “Gestão de Resíduos”. O material será reciclado pela cooperativa Cooplum, parceira da JFAL.

Com essa quantidade de processos, a meta estabelecida para o ano de 2022 já foi atingida. “O objetivo neste ano era de aumentar em 0,7%, no mínimo, a destinação de material para descarte, em relação à média de 2018-2020, que era de 11.918 quilos, ou seja, deveria atingir, no mínimo 12.001 quilos. No entanto, somente com essa destinação, de aproximadamente 14.250 quilos, haverá um acréscimo de 19,57% em relação à média de 2018-2020, superando significativamente a meta estabelecida”, informa Giselle Maciel, membro da referida Comissão.

Impacto positivo

A ação que acontece nesta terça também vai impactar positivamente no cálculo do Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS), estabelecido no Plano Estratégico da Justiça Federal (PEJF 2021-2026) para cumprimento do macrodesafio “Promoção da Sustentabilidade”. A digitalização de processos judiciais também contribui para o alcance das metas estabelecidas para os indicadores “Papel” e “Impressão” do PLS JF5 2021-2013 e, ainda, no cálculo do IDS, em relação à diminuição do consumo de papel e das impressões no órgão.

Por: Beatriz Rodrigues (estagiária)/ Secom JFAL
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