Diretores de Secretaria discutem soluções integradoras para a Justiça Federal
Com o objetivo de manter as políticas modernizadoras no âmbito judicial, a Justiça Federal em Alagoas (JFAL) em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), vem desenvolvendo ferramentas para melhor atender a toda a Seção Judiciária. Para melhor alinhar as soluções criadas com a colaboração, diretores de Varas da JFAL realizaram nesta quinta-feira, 29, reunião de alinhamento com alunos membros do “Easy”, grupo do Instituto de Computação da Ufal, composto por residentes do curso de Tecnologia da Informação.
Durante o diálogo com os residentes, o diretor da 14ª Vara, Felipe Martiniano, descreveu o objetivo da parceria com a Ufal. Segundo ele, as soluções já desenvolvidas para a Justiça vêm passando por correções e dando novas ideias para a criação de ferramentas facilitadoras. “A parceria com os residentes iniciou no intuito de buscarmos soluções de integração, fazer com que a informação de um sistema seja mais facilmente migrada para outro, a exemplo do Pje2.x. Diante do desenvolvimento dessas ferramentas, outras vêm surgindo e fazendo parte dos planos da JFAL”, disse.
Martiniano ressaltou ainda que outra solução vem sendo pensada para tornar o trabalho jurídico mais simples e agradável. “Uma das novas ferramentas a serem desenvolvidas é o “Justus”, nossa ferramenta criada para fazer o atendimento com o usuário interno através de uma espécie de chat. Com o assistente virtual, o servidor irá conversar com uma plataforma digital através de um chat, o qual poderá fornecer informações principais como orientações gerais sobre o cadastro de usuários em programas, alteração de senhas de usuário, e, até mesmo, apurar informações para o cumprimento de diligências a cargo dos oficiais de justiça”, ressaltou.
O diretor da 1ª Vara Federal, Gustavo de Melo, descreveu a importância da reunião para a implementação de sistemas inovadores na Seção Judiciária. “Estamos diante de mudanças de paradigma. Nossas reuniões entre os diretores, geralmente, tratavam de temas corriqueiros como procedimento de ajuizamento de ação judicial e tramitação de processos, por exemplo. Hoje, não. Estamos discutindo inovação, trazida pela equipe da Ufal, para implantação paulatina por parte da Seção Judiciária de Alagoas. É importante que os diretores de secretaria analisem as inovações e apliquem esses processos em toda a Seção Judiciária de Alagoas e, consequentemente, no TRF da 5ª Região. Essa é uma ação visualizada pelo diretor do Foro, o qual parabenizo por esse convênio”, concluiu o diretor da 1ª Vara.
Participaram da reunião com os residentes os diretores da 1ª Vara Federal, Gustavo de Melo Silva; da 3ª, Gunnar Dorneles Trennepohl; da 12ª, Plínio Barbosa Leite e da 14ª, Felipe Barbosa Martiniano.