Ação da JFAL e OAB proporciona entrega de presentes e lanches para marcar o Dia das Crianças
O Dia das Crianças foi especial para, pelo menos, 40 crianças, que se submeteram à perícia médica na tarde desta terça-feira, 11, no Juizado Especial Federal (JEF) da Justiça Federal em Alagoas (JFAL). A ação de cidadania e inclusão social, promovida em coautoria entre a JFAL e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) permitiu às crianças atendidas nesta data o recebimento de um presente e um pequeno lanche, além de algumas guloseimas. A iniciativa surpreendeu não apenas as crianças mas, principalmente, os familiares que os acompanhavam.
O juiz federal Antônio José Araújo, coordenador dos JEFs, destacou a importância desse momento e agradeceu a disponibilidade da OAB em proporcionar essa alegria às crianças. “É uma iniciativa que reforça o atendimento humanizado dos Juizados. Sinto-me feliz com essa iniciativa porque representa um mensagem positiva e de otimismo às famílias e seus filhos, na semana da criança”, declarou. “Aqui, nos juizados especiais, vemos a realidade social de perto, com pessoas carentes que necessitam do amparo do poder público. Assim, nada mais adequado que ocorra numa instituição, que representa um verdadeiro hospital jurídico para muitas famílias, que hoje estão aqui com suas crianças, na busca de um benefício social”, acrescentou o magistrado.
A presidente da Comissão de Estudos e Atuação Previdenciária da OAB, Irenny Karla Alessandra, disse que a iniciativa reacende a chama da renovação da humanidade. “E a OAB está à disposição sempre que fomos convidados para ações desse tipo”, garantiu. A diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Ordem, Andreia Feitosa, ressaltou que a atual gestão da entidade está focada em promover, cada vez mais, ações sociais e sensibilização. Quem também participou da iniciativa foram o presidente e a integrante da Comissão de Defesa da Criança e Adolescente da OAB, Thiago Oliveira e Narcyjane Limeira Torres, respectivamente, parabenizaram a ação. “A OAB tem papel fundamental na junção da sociedade e do estado com ações que favoreçam esse público”, considerou Thiago.
Quem ficou feliz e, ao mesmo tempo, aliviada com a ação foi Rosemberg e Silva Santos. Mãe de Rafael Diego e Silva, de 10 anos, ela afirmou que a criança não almoçou. Eles vieram do município de Barra de Santo Antônio e o lanche aliviou a fome de Rafael. “Fiquei muito feliz pelo meu filho, tanto pela alimentação quanto pelo presente para esse Dia da Criança”, resumiu Rosemberg.
Mãe de Laura Melo de Oliveira, de 3 anos, Márcia Oliveira, de Paripueira, demonstrou surpresa com a homenagem. “Porque deixou minha filha feliz. E se a deixa feliz, eu também fico”, resumiu ela com o sorriso da criança estampado no rosto. Thaíse Ferreira da Silva, mãe de Ítalo Santiago, de 9 anos, agradeceu a ação e ressaltou que será o único presente do Dia das Crianças que o filho receberá.
Os Juizados Especiais Federais são órgãos do Poder Judiciário Federal responsáveis por processar, conciliar e julgar ações que envolvem o cidadão e os órgãos da Administração Pública Federal, até o valor de 60 salários mínimos. Em Alagoas, funcionam há 20 anos e atendem, principalmente, a população mais carente, que busca, em sua maioria, atendimento previdenciário, saúde e assistência social.