Alunos de Direito participam de processo seletivo para estágio na Justiça Federal

Imagem: Em Maceió, a prova foi aplicada no edifício-sede da JFAL

Fonte: Beatriz Rodrigues (estagiária) / Secom JFAL

Imagem: Estudantes também doaram pacotes de leite que serão repassados a instituições de caridade

Fonte: Nathan Araujo (estagiário) / Secom JFAL

Imagem: Candidatos aprovaram o nível da prova para estágio

Fonte: Nathan Araujo (estagiário) / Secom JFAL

A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) tem buscado contribuir com a formação de novos profissionais para o meio jurídico. Graças a isso, estudantes de diversas universidades realizaram na manhã desta sexta-feira, 21, a primeira fase do processo seletivo de estagiários do curso de Direito. Ao todo, 211 inscritos realizaram a avaliação, aplicada no auditório do edifício-sede, em Maceió, e nas Subseções Judiciárias de União dos Palmares, Arapiraca e Santana do Ipanema.

O presidente da banca examinadora, juiz federal Rosmar Antonni Rodrigues Cavalcanti de Alencar, destacou a importância do estágio para o aluno em desenvolvimento. Segundo o magistrado, o processo seletivo atua como uma ferramenta importante na formação do estudante do meio judiciário. “A grande vantagem é incentivar os estudos. O processo seletivo tem uma prova tradicional discursiva e objetiva e contará posteriormente com uma avaliação oral. Isso acontece como uma preparação para a vida forense, para o concurso público e atividade enquanto advogado. Considero o estágio na Justiça Federal como uma grande escola”, afirmou o magistrado.

A secretária do concurso, Adriana Amâncio Oliveira, também avaliou o processo seletivo. Segundo ela, o nível dos alunos vem atendendo as expectativas. No momento da inscrição do certame, os estudantes são convidados a doar dois pacotes de leite, que serão encaminhados a entidades assistenciais. A secretária do concurso também reforçou a iniciativa. “No geral, os estudantes vêm atendendo ao que esperamos. É importante para eles e para a Justiça, que também receba novas mãos. Além disso, a própria seleção em estágio contribui com o conhecimento necessário para o aluno. Outro ponto positivo é que, diante dos processos seletivos, o leite entregue para doação às entidades a serem escolhidas pela banca organizadora dão um suporte para quem necessita do alimento”, disse Adriana.

A estudante Emely Lopes, de 19 anos, é uma das mais jovens a tentar a vaga. Em busca do primeiro estágio, a jovem cursa o 2º período de Direito na Faculdade Estácio. Com convicção, ela disse que realizou o exame para buscar experiência. “Achei uma prova bem interessante. Esse foi meu primeiro processo seletivo. Fiz para adquirir mais vivência, mas pretendo passar. Por eu estar no começo do curso, sinto que a prova estava em um nível um pouco mais elevado, mas consegui realiza-la de modo satisfatório”, concluiu a estudante ao ser a primeira a devolver o caderno de provas.

Quem também demonstrou entusiasmo com a prova foi Ana Luíza Vasconcelos, aluna do 4º período da Universidade Maurício de Nassau, que busca a experiência profissional na área do curso.“Fiz a prova toda e não tive muita dificuldade. Estou em busca do meu primeiro estágio e gostaria muito de ter a bagagem da Justiça Federal, pois soube que é muito enriquecedor. Além disso, precisamos ter um certo conhecimento, que só o estágio pode fornecer para a formação”, finalizou ela.

Outro participante do processo seletivo foi Rafael Victor dos Santos Silva, estudante da Faculdade Pitágoras. Segundo o aluno de direito, a oportunidade de realizar a prova traz para ele a possibilidade de realizar um processo com diversas esferas do conhecimento jurídico. “O processo de estágio é muito importante para o graduando em direito. A justiça traz um grande leque de atuação dentro do próprio órgão e a prova demonstrou muito bem isso, com questões cíveis e penais, além de possibilitar que coloquemos na prática o que aprendemos em sala de aula”, concluiu.

Prazos e etapas

O gabarito das provas será divulgado ainda nesta sexta-feira, 21, no site institucional, na aba concursos. A apresentação de recursos poderá ser feita entre os dias 7 e 8 próximos, através do e-mail treinamento@jfal.jus.br. O resultado da primeira fase deve acontecer no próximo dia 4, e da segunda fase, em 18 de novembro. Os recursos podem ser apresentados entre os dias 21 e 22. O resultado definitivo da segunda fase está marcado para o dia 25 de novembro, conforme edital.

A terceira fase, que é a prova oral e a entrevista, estão marcadas para o dia 2 de dezembro, a partir das 8h. O resultado final do processo seletivo acontece no dia 12 de dezembro.

Por: Nathan Araujo (estagiário) / Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade